Agricultura FamiliarBahia

Monte Santo rumo à consolidação de um polo de agroindústrias familiares

Monte Santo está prestes a se tornar um polo de agroindústrias familiares. Impulsionado pelo apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o município já recebeu mais de R$ 17 milhões em investimentos, somente por meio do projeto Bahia Produtiva, para alavancar diversos sistemas produtivos, melhorando a vida de famílias agricultoras e fomentando o desenvolvimento sustentável local.

A Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor) assume uma liderança nesse movimento de transformação e gerencia agroindústrias, incluindo unidades de beneficiamento de frutas para produção de polpas e de licuri. Além disso, o município se prepara para receber uma unidade de beneficiamento de frutas para a produção de doces e também um laticínio, que está em construção.

Na última quarta-feira (16), uma equipe da CAR, acompanhada da primeira-dama e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Tatiana Velloso, realizou uma visita à sede da Coopersabor para acompanhar de perto as ações em andamento.

Entre os empreendimentos visitados se destaca o laticínio, cujas obras estão em andamento. Com uma capacidade de processamento de 1.900 litros por dia, esse empreendimento beneficiará agricultores familiares que criam caprinos. A estimativa é de que sejam gerados 10 novos empregos diretos, 155 indiretos e a incorporação de 38 novos cooperados. Além disso, o laticínio contribuirá para o aumento significativo na renda dos beneficiários e na elevação da quantidade de leite processado.

Em sua visita, o diretor-presidente do CAR, Jeandro Ribeiro, falou sobre as expectativas. “Visitamos o complexo industrial da Coopersabor, onde está em construção o laticínio que, em breve, estará processando derivados lácteos. Isso é uma demonstração clara das políticas públicas em apoio à agricultura familiar. Com os investimentos e o esforço colaborativo entre as instituições, Monte Santo está trilhando um caminho promissor em direção à transformação econômica e social, impulsionando a agricultura familiar”.

O presidente da cooperativa, Charles Conceição, destacou a importância dessas iniciativas para a região. “É gratificante ver o Governo do Estado deixando esse legado para o município. Temos uma rede de agroindústrias sendo construída e temos grandes expectativas de transformação nas famílias locais. Essas políticas públicas têm um impacto direto na renda e no potencial da agricultura familiar da região”.

A professora Tatiana Velloso, também enfatizou a importância da ação conjunta. “Temos uma rede importante que articula a educação, desde o ensino básico até o ensino superior. Temos alunos formados e em formação ligados à agricultura familiar que a gente traz a formação no mundo do trabalho, considerando a inclusão socioprodutiva a partir da maior força nesse município e desse território que é agricultura familiar”.

Fonte: Ascom/CAR
Foto: Divulgação

Related posts

Roubos a coletivos na capital baiana têm queda de 18% no mês de julho

Fulvio Bahia

Simm oferece 95 vagas para esta quarta-feira (24)

Fulvio Bahia

Líder na geração de energia renovável, Bahia atinge o marco de 10 GW de potência outorgada

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais