ArteCinemaCulturaLGBTQIA+

Mostra de Cinema LGBTQIA+ exibe curtas de animação online e terá sessão gratuita na Sala Walter da Silveira

Programação é promovida pelo Instituto Cervantes. Atividade presencial em Salvador será com exibição do premiado filme espanhol “Meu vazio e eu”, no próximo sábado, dia 15 de julho, às 18h30, na Sala Walter da Silveira.

O Instituto Cervantes, entidade cultural pertencente ao Governo da Espanha, realiza uma nova edição da Mostra de Cinema LGBTQIA+, durante este mês de julho, exibindo um ciclo de curtas-metragens de animação, com programação online e gratuita até o próximo dia 30, totalmente dedicado ao tema da diversidade. [Consulte programação completa ao final da matéria]. 

A Mostra de Cinema chama-se “Zinegoak. 20º Aniversário. Animação LGBTQIA+” , e apresenta oito curtas-metragens de produção espanhola, com exibições através do Canal Vimeo do Instituto Cervantes. O projeto traz diferentes abordagens em torno da realidade LGBTQIA+, como parte das celebrações pelo Dia do Orgulho que, na Espanha, ocorrem durante o mês de julho.

A iniciativa nasce do “Zinegoak” – Festival Internacional de Cinema e Artes Cênicas Gaylesbotrans de Bilbao -, criado em 2004 como uma ferramenta para aumentar a conscientização e o respeito por meio da cultura, do cinema e das artes cênicas. O objetivo é oferecer ao público uma visão sobre a diversidade que caracteriza a sociedade espanhola, além de reforçar a importância da causa e demonstrar o apoio do Instituto Cervantes à diversidade. Todas as obras estarão disponíveis com legendas em português.

Sessão presencial – Ainda como parte da programação, o Instituto Cervantes Salvador exibirá de forma presencial, no próximo sábado, dia 15 de julho, às 18h30, em sessão aberta ao público na Sala Walter da Silveira, o premiado filme espanhol “Mi vacío y yo” (Meu vazio e eu), de Adrián Silvestre. A sessão de cinema terá entrada gratuita. 

Na história, Raphi é uma pessoa jovem, andrógina e um tanto ingênua, escreve poemas e sonha em se apaixonar por um príncipe encantado. Da sua França natal mudou-se para Barcelona, onde a realidade está longe de ser como ela projeta. Após ser diagnosticada com disforia de gênero, iniciará uma árdua jornada para assumir sua verdadeira identidade. Médicos, colegas, artistas e homens que vai conhecendo lhe darão seus próprios conselhos, mas apenas o tempo e a experiência ajudarão Raphi a encontrar seu lugar no mundo.

SERVIÇO
Mostra de Cinema Zinegoak 20 aniversário. Animação LGBTQIA+

Link para assistir onlinehttps://vimeo.com/showcase/zinegoak-20-aniversario 

Programação dos curtas de animação:
Obs.
: Todos os títulos estarão disponíveis no canal Vimeo do Instituto Cervantes durante 48 horas, a partir das 15h da data indicada
4 de julho: Azaletik azalera (2021), de Mel Arranz

7 de julho: La mesa, de Adrian Garcia Gomez

11 de julho: Beti Bezperako Koplak (2016), de vários cineastas

14 de julho: Thara (2018), de Paco Ramírez y Tanya O’Carroll

18 de julho: Dejarse crecer el cuerpo (2018), de Andrea Gudiño

21 de julho: Ezohikoak (2022), de Alejandra Bueno

25 de julho: Garelako (2015), de Usue Egia

28 de julho: Makun (‘No llores”) (2015), de Emilio Martí

Exibição do Filme “Mi vacío y yo” (Meu vazio e eu), 2022, de Adrián Silvestre
Quanto:
 15 de Julho – Sábado 

Horário: 18h30 

Local: Sala Walter da Silveira

Endereço: R. Gen. Labatut, 27 – Barris, Salvador – BA

Sinopse: Raphi é uma pessoa jovem, andrógina e um tanto ingênua. Ela escreve poemas e sonha em se apaixonar por um príncipe encantado. Da sua França natal mudou-se para Barcelona, onde a realidade está longe de ser como ela a projeta. Após ser diagnosticada com disforia de gênero, iniciará uma árdua jornada para assumir sua verdadeira identidade. Médicos, colegas, artistas e homens que vai conhecendo lhe darão seus próprios conselhos, mas apenas o tempo e a experiência ajudarão Raphi a encontrar seu lugar no mundo.
Mais informaçõeshttps://cultura.cervantes.es/salvadordebahia/pt/Mi-vaco-y-yo/162516 

Fonte: ASCOM Instituto Cervantes | Darana RP

Related posts

Baiana System eletriza o segundo dia do Festival Virada Salvador

Fulvio Bahia

Pernambués se une e artistas pintam muro de escola com ilustrações de super-heróis negros

Fulvio Bahia

Ícone da TV brasileira, Silvio Santos morre aos 93 anos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais