Programação é promovida pelo Instituto Cervantes. Atividade presencial em Salvador será com exibição do premiado filme espanhol “Meu vazio e eu”, no próximo sábado, dia 15 de julho, às 18h30, na Sala Walter da Silveira.
O Instituto Cervantes, entidade cultural pertencente ao Governo da Espanha, realiza uma nova edição da Mostra de Cinema LGBTQIA+, durante este mês de julho, exibindo um ciclo de curtas-metragens de animação, com programação online e gratuita até o próximo dia 30, totalmente dedicado ao tema da diversidade. [Consulte programação completa ao final da matéria].
A Mostra de Cinema chama-se “Zinegoak. 20º Aniversário. Animação LGBTQIA+” , e apresenta oito curtas-metragens de produção espanhola, com exibições através do Canal Vimeo do Instituto Cervantes. O projeto traz diferentes abordagens em torno da realidade LGBTQIA+, como parte das celebrações pelo Dia do Orgulho que, na Espanha, ocorrem durante o mês de julho.
A iniciativa nasce do “Zinegoak” – Festival Internacional de Cinema e Artes Cênicas Gaylesbotrans de Bilbao -, criado em 2004 como uma ferramenta para aumentar a conscientização e o respeito por meio da cultura, do cinema e das artes cênicas. O objetivo é oferecer ao público uma visão sobre a diversidade que caracteriza a sociedade espanhola, além de reforçar a importância da causa e demonstrar o apoio do Instituto Cervantes à diversidade. Todas as obras estarão disponíveis com legendas em português.
Sessão presencial – Ainda como parte da programação, o Instituto Cervantes Salvador exibirá de forma presencial, no próximo sábado, dia 15 de julho, às 18h30, em sessão aberta ao público na Sala Walter da Silveira, o premiado filme espanhol “Mi vacío y yo” (Meu vazio e eu), de Adrián Silvestre. A sessão de cinema terá entrada gratuita.
Na história, Raphi é uma pessoa jovem, andrógina e um tanto ingênua, escreve poemas e sonha em se apaixonar por um príncipe encantado. Da sua França natal mudou-se para Barcelona, onde a realidade está longe de ser como ela projeta. Após ser diagnosticada com disforia de gênero, iniciará uma árdua jornada para assumir sua verdadeira identidade. Médicos, colegas, artistas e homens que vai conhecendo lhe darão seus próprios conselhos, mas apenas o tempo e a experiência ajudarão Raphi a encontrar seu lugar no mundo.
SERVIÇO
Mostra de Cinema Zinegoak 20 aniversário. Animação LGBTQIA+
Link para assistir online: https://vimeo.com/showcase/zinegoak-20-aniversario
Programação dos curtas de animação:
Obs.: Todos os títulos estarão disponíveis no canal Vimeo do Instituto Cervantes durante 48 horas, a partir das 15h da data indicada
4 de julho: Azaletik azalera (2021), de Mel Arranz
7 de julho: La mesa, de Adrian Garcia Gomez
11 de julho: Beti Bezperako Koplak (2016), de vários cineastas
14 de julho: Thara (2018), de Paco Ramírez y Tanya O’Carroll
18 de julho: Dejarse crecer el cuerpo (2018), de Andrea Gudiño
21 de julho: Ezohikoak (2022), de Alejandra Bueno
25 de julho: Garelako (2015), de Usue Egia
28 de julho: Makun (‘No llores”) (2015), de Emilio Martí
Exibição do Filme “Mi vacío y yo” (Meu vazio e eu), 2022, de Adrián Silvestre
Quanto: 15 de Julho – Sábado
Horário: 18h30
Local: Sala Walter da Silveira
Endereço: R. Gen. Labatut, 27 – Barris, Salvador – BA
Sinopse: Raphi é uma pessoa jovem, andrógina e um tanto ingênua. Ela escreve poemas e sonha em se apaixonar por um príncipe encantado. Da sua França natal mudou-se para Barcelona, onde a realidade está longe de ser como ela a projeta. Após ser diagnosticada com disforia de gênero, iniciará uma árdua jornada para assumir sua verdadeira identidade. Médicos, colegas, artistas e homens que vai conhecendo lhe darão seus próprios conselhos, mas apenas o tempo e a experiência ajudarão Raphi a encontrar seu lugar no mundo.
Mais informações: https://cultura.cervantes.es/salvadordebahia/pt/Mi-vaco-y-yo/162516
Fonte: ASCOM Instituto Cervantes | Darana RP