O Museu de Arte Contemporânea da Bahia, receberá neste sábado (14) a Mostra Rotas do Recôncavo, que promove em suas obras a arte acessível e a inclusão cultural. Com entrada gratuita, a programação terá início às 14h, com uma exposição inovadora de fotografias e uma roda de conversa sobre acessibilidade nas artes. A Mostra é composta de oficinas de fotografia e audiovisual realizadas pelo Instituto Federal da Bahia (Ifba) – Campus Santo Amaro, em parceria com o MAC_BAHIA e a Oxe Criações, financiada pela Lei Paulo Gustavo.
O evento apresenta fotografias produzidas por estudantes da rede municipal e profissionais de saúde do município de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, com uma proposta inclusiva: as imagens serão exibidas também em alto-relevo, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham uma experiência sensorial por meio do toque. Além disso, todas as obras contarão com audiodescrição, ampliando o acesso ao público com baixa visão ou outras deficiências visuais.
Como parte da programação, o jornalista e produtor cultural Ednilson Sacramento mediará um bate-papo que discutirá a importância de iniciativas que democratizam o acesso à arte. O encontro abordará temas como inclusão cultural, acessibilidade e o papel transformador da arte na sociedade.
O Museu de Arte Contemporânea da Bahia, (MAC_BAHIA) é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
Fonte: Ascom/Ipac
Foto: Linara Maine