ArteCulturaSalvador

Movimento Boca de Brasa: 8ª edição do festival acontece em 21 e 22 de março

É hora de reservar datas: a 8ª edição do Movimento Boca de Brasa vai mostrar para Salvador a potência das periferias nos dias 21 e 22 de março. O Quarteirão das Artes, localizado na interseção entre a Praça Castro Alves e a Barroquinha, no Centro Histórico, será cenário para uma programação totalmente gratuita de espetáculos, shows, exposição, saraus, bate-papos, feira de economia criativa e muito mais. As atividades ocupam o Teatro Gregório de Mattos, o Espaço Cultural da Barroquinha, o Pátio Iyá Nassô e a Ladeira do Couro, com apresentações de iniciativas culturais e criativas participantes das Escolas Criativas Boca de Brasa e de convidados muito especiais.

O evento é o ponto alto anual das ações do programa Boca de Brasa, realizado pela Prefeitura de Salvador através da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, que visa à descentralização da criação, da produção, da difusão, do fomento e da qualificação das manifestações artístico-culturais da cidade. Criado em 1986, o Boca de Brasa tem sido ferramenta prioritária de políticas públicas culturais desde 2013, tomando importante dianteira de modos de promoção e desenvolvimento estruturante da economia da cultura em toda a cidade.

Em 2018, a Prefeitura de Salvador construiu o primeiro Espaço Cultural Boca de Brasa, dentro do Subúrbio 360, no bairro de Coutos. Até 2020, mais três unidades foram entregues: Cajazeiras, Centro e Valéria. Já em 2023, através do Edital Polos Criativos Boca de Brasa Ano I, associações da sociedade civil foram contratadas para desenvolvimento de programas técnico-pedagógicos consagrados como Escolas Criativas Boca de Brasa nestes territórios, além de na Cidade Baixa, em parceria com o Centro Cultural Sesi Casa Branca. Em 2024, além de repetir as Escolas Criativas Boca de Brasa nos territórios da Federação e de Itapuã – no Centro Comunitário Mãe Carmen do Gantois e na sede do Bloco Afro Malê Debalê, respectivamente –, foi lançado o Programa Boca de Brasa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas. Agentes participantes destas ações do ano passado dividem protagonismo do Movimento Boca de Brasa com artistas renomados da Bahia.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Lane Silva

Related posts

Aberta convocatória de ocupação da Sala do Coro para segundo semestre de 2024

Fulvio Bahia

Bazá Rozê recebe escritoras baianas para contação de histórias exposição de livros infantis

Fulvio Bahia

Salvador promove a 16ª Conferência Municipal de Saúde a partir desta terça-feira (18)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais