Agricultura FamiliarBahia

MST realiza o 36º Encontro Estadual na Bahia

Mais de 2 mil trabalhadores, de dez regiões do estado, participam da atividade que se estende até a próxima sexta-feira (22)

Começou na última terça-feira (19), o 36º Encontro Estadual do MST na Bahia, no Parque de Exposições, localizado em Salvador, capital baiana. As atividades se estendem até a próxima sexta-feira (22), com a presença de parlamentares, figuras importantes da política estadual e nacional, e diversas representações de movimentos e organizações populares.

O Encontro é uma realização anual do Movimento e, nesta edição, conta com a presença de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra de dez regiões da Bahia. Com a atividade, o Movimento sinaliza que um dos principais desafios é avançar na organização de processos de luta em defesa da Reforma Agrária Popular, contribuindo na mobilização em torno das comemorações dos 40 anos do MST a nível nacional.

Além dessas questões, o Encontro aprofunda o debate em torno de diversos temas, como a conjuntura política e agrária, o debate em torno da cultura popular na construção da luta pela terra, a perspectiva da luta ambiental no enfrentamento a crise climática e o tema da questão racial na atualidade.

Para Evanildo Costa, da direção nacional do MST, 2023 foi um ano repleto de desafios e trincheiras de luta importantes, como o enfrentamento aos despejos, ao neofascismo e a realização da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tentou criminalizar o Movimento. Ele explica que “o MST viveu a maior perseguição da história, e foi o momento que mais conseguiu enfrentar, com altivez, com a cabeça erguida. E hoje nós podemos ver que mudanças estão acontecendo para que possamos avançar na construção de políticas públicas”.

Costa fez essa afirmação durante a mesa de abertura do Encontro, que aconteceu na manhã desta terça, com a presença de um conjunto de forças políticas e representantes do governo, como a do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Bahia Carlos Borges, do secretário de cultura do estado Bruno Monteiro e do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA).

Foto: Daniel Violal

Formatura “Sim, eu Posso”

Um dos momentos mais esperados no Encontro Estadual será a realização de um ato celebrativo de  conclusão das turmas da Campanha de Alfabetização “Sim, Eu Posso”. O ato ocorrerá na quinta-feira (21/12), às 16h, com muita animação e mística, apontando o direito a educação como um marco da luta pela terra na Bahia.  

A iniciativa marca a alfabetização de cerca de 3,5 mil pessoas, a partir de atividades desenvolvidas em 16 municípios baianos. A Universidade Estadual da Bahia (UNEB) foi parceira nesse processo e participou na mediação e realização dos planos de trabalho.

Evanildo Costa, da direção nacional do MST. Foto: Daniel Violal

40 anos do MST

O Encontro Estadual na Bahia recupera a trajetória histórica do MST no estado, como parte das comemorações dos 40 anos do Movimento, que será celebrado em janeiro de 2024, tendo como marco a realização do 1° Encontro Nacional na cidade de Cascavel, no Paraná, em 1984.

Além do processo de recuperação da história, presente nas mesas de debate, nas místicas, assembleias, rodas de conversa e nas atividades culturais, a ideia é que seja possível dar continuidade aos processos de mobilização para o 7º Congresso Nacional do MST, que ocorrerá no mês de julho de 2024, em Brasília. Com isso, pretende-se incidir em projeções da luta pela terra e pela reforma agrária no estado.

Fonte: MST
Fotos: Daniel Violal

Related posts

Adélia Pinheiro: Precisamos discutir as temáticas de inclusão também nas escolas

Fulvio Bahia

Dia Internacional da Tireoide | Endocrinologista Dra Lilian Chehade

Fulvio Bahia

Diálogo entre Fundação Hansen Bahia e UFRB fortalece parcerias em Cruz das Almas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais