Com o objetivo de promover o equilíbrio entre o corpo e a mente, o Multicentro de Saúde Carlos Gomes, no Centro, oferece todas as segundas-feiras, a partir das 10h, uma série de práticas integrativas e complementares voltadas à comunidade. A iniciativa, que inclui atividades como yoga, meditação guiada, auriculoterapia e aromaterapia, vem se consolidando cada vez mais como uma alternativa eficaz no cuidado com a saúde.
Idealizado pelas fisioterapeutas Vanessa Alves e Alice Souza, o projeto surgiu a partir da percepção da equipe sobre a ausência de momentos de relaxamento na rotina dos pacientes. Para elas, a prática integrativa tem se mostrado essencial, pois as pessoas chegam ao local em busca de alívio e encontram um espaço de acolhimento e cuidado, com impacto direto na saúde emocional e física.
As atividades são gratuitas e abertas ao público e funcionam por demanda espontânea, ou seja, não é necessário realizar agendamento prévio. Basta comparecer ao Multicentro, nas segundas-feiras, a partir das 9h, com um documento de identidade e Cartão SUS. Embora a maioria dos participantes atualmente seja do sexo feminino, o grupo é inclusivo e recebe pessoas de todas as faixas etárias e gêneros.
Benefícios – Moradora do bairro do Arraial do Retiro, Marisete Carvalho é portadora de fibromialgia, uma condição crônica caracterizada por dores generalizadas. Ela conta como o grupo vem ajudando no enfrentamento da doença.
“Eu já faço acompanhamento aqui no Multicentro e um dos meus médicos me orientou a procurar as meninas. Desde então, tem sido maravilhoso. O que eu mais gosto aqui é o apoio, a gente sai daqui um pouco mais consciente, fortalecida, é uma atividade que tem me feito muito bem e tem me auxiliado muito com a fibromialgia”, contou.
O serviço acontece no auditório do Multicentro, localizado no 8° andar, e já apresenta resultados positivos. “Observamos melhoras significativas nos quadros clínicos e emocionais dos pacientes. A meditação guiada, por exemplo, tem ajudado muitos a lidarem com questões de ansiedade e estresse. Já o reiki e a aromaterapia contribuem para o reequilíbrio energético e bem-estar geral”, afirma a coordenadora assistencial do Multicentro, Íris Estrela.
A gestora ressalta ainda que mesmo com pouco tempo em prática, o projeto vem ganhando força entre os próprios pacientes. “Muitos participantes vêm, gostam e indicam para vizinhas, amigas e familiares. Dessa forma, estamos atendendo cada vez mais pessoas”, finalizou.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/praticas-integrativas-para-saude-fisica-e-mental/.
Fonte: Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto