Ainda no clima das celebrações do Bicentenário da Independência da Bahia e do Brasil, o Museu Vivo na Cidade abre, na próxima terça-feira (16), a partir das 15h, no Museu Eugênio Teixeira Leal, uma exposição que reúne figurinos, réplicas do manto do imperador e da imperatriz do Brasil, traje litúrgico, espada, cetro, coroa, trono, arco e flecha, dentre outros elementos que foram utilizados nos desfiles cívicos do 2 de julho e do 7 de setembro em Salvador.
A exposição se baseia na tela de Eduardo Sá “Fundação da Pátria” que retrata a formação do povo brasileiro, tendo José Bonifácio costurando a bandeira do Brasil Império, sendo ladeado por um indígena, uma mulher negra, um homem branco e o imperador.
Criado com o objetivo de colaborar na preservação da Memória Histórica da Bahia e do Brasil – através das linguagens artísticas – o Museu Vivo na Cidade tem participado ativamente dos eventos cívicos de Salvador-Bahia. Ao longo de 16 anos montamos peças teatrais e ações que contam a História da Bahia e do Brasil. Os espetáculos são itinerantes e apresentados em sítios históricos permitindo a interação do público com os personagens.
Serviço
Abertura da exposição do Museu Vivo da Cidade
Data: 16 de janeiro de 2024
Horário: 15h
Local: Museu Eugênio Teixeira Leal, Rua do Açouguinho, n° 01, Pelourinho, Salvador
Realização: Museu Vivo na Cidade
Produção: Arte Forte Produções
Apoio:
Museu Eugênio Teixeira Leal
Museu Frei Germano Citeroni
DM Produções
Fonte: Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro
Foto: Anderson Moreira