ArteCâmara Municipal de SalvadorCulturaHomenagemSalvador

Museu Vivo na Cidade encena a Fundação de Salvador

O Museu Vivo na Cidade atua ao longo de 15 anos realizando ações de preservação da Memória Histórica da Bahia e do Brasil

Para celebrar os 474 anos da fundação da primeira capital do Brasil, o Museu Vivo na Cidade, organização que tem o objetivo de preservar a memória histórica do Brasil, irá encenar a chegada de Tomé de Souza a Salvador. Na encenação, que acontecerá na Câmara Municipal, no dia 29 de março, às 16h, serão retratados os personagens Caramuru, o Cacique Taparica, a índia Catarina Paraguaçu e o padre jesuíta Manuel da Nóbrega. Além do esquete teatral, outros eventos acontecerão no dia 29, como o lançamento da instalação da Guarda Histórica que se estabelecerá na porta da Câmara Municipal de Salvador, o acionamento do sino da Torre do Paço, além de exibição de filme e apresentação do Coral da Câmara.

Nossa cidade

A cidade foi fundada com o nome de Cidade do Salvador e foi a capital do Brasil de 1549 a 1763. A data oficial de sua fundação foi determinada pela portaria 299 de 11 de março de 1952, assinada pelo então prefeito Osvaldo Veloso Gordilho, e marca o dia em que o português Tomé de Sousa (1503 – 1579) desembarcou no atual Porto da Barra, em 29 de março de 1549, dando início à construção da cidade-fortaleza.

Ele havia sido nomeado primeiro governador-geral do Brasil pelo rei Dom João III (1502 – 1557). Chegou com seis embarcações, trazendo mais de mil pessoas para o país. No Regimento de Thomé de Souza, além da determinação da criação de uma cidade-fortaleza, mencionam-se as traças (desenhos em planta baixa) e amostras (desenhos em elevação), concebidas por Miguel de Arruda, Mestre das Obras Régias, e entregues a Luís Dias, o mestre de obras encarregado da execução da tarefa de erguer Salvador conforme um plano predefinido, que permitia, no entanto, a adequação às peculiaridades do sítio escolhido.

Este lugar deveria possibilitar a construção de uma cidade fortificada em um  ponto alto e defensável, a facilidade do abastecimento de água doce e de alimentos, portanto, precisava ter terras férteis e, um ponto fundamental, um porto seguro para a atracação de navios e importação e exportação de mercadorias.

Serviço

Encenação da Fundação de Salvador

Quando: 29/03

Onde: Câmara Municipal de Salvador

Horário: 16h

O Museu Vivo na Cidade atua ao longo de 15 anos realizando ações de preservação da Memória Histórica da Bahia e do Brasil. Apoie a manutenção do nosso projeto através da vakinha on-line:

hmps://www.vakinha.com.br/1539808

Chave pix: 1539808@vakinha.com.br

Informações:

71 99136-3658 – Anderson Moreira

Instagram: @museuvivonacidade

Youtube: @museuvivonacidade

Fonte: Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro
Foto: Anderson Moreira

Related posts

Câmara vai realizar audiência pública sobre Projeto da LDO

Fulvio Bahia

IBGE divulga resultados para cor ou raça do Censo 2022 em Salvador, nesta sexta-feira (22)

Fulvio Bahia

Câmara de Salvador avança no debate pela regulamentação do comércio de praia em audiência pública

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais