ArteCulturaLazerMúsica

Música, cinema e cultura iorubá: artistas residentes do Goethe-Institut realizam eventos culturais gratuitos em Salvador

Artistas residentes do Programa Vila Sul do Goethe-Institut realizarão eventos culturais gratuitos durante todo o mês de novembro em Salvador. Os eventos acontecerão nos dias 16, 19 e 22 de novembro, abordando temas relacionados à música, cultura iorubá e cinema. 

Com apresentação da cantora venezuelana, radicada na Alemanha, Gotopo e da musicista Mônica Millet, o evento “Futurismos Ancestrais” acontecerá no dia 16 de novembro, às 16h, na Cidade da Música da Bahia. No Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), a artista e pesquisadora nigeriana Odun Orimolade realizará o evento “Itoju: Instruções para o Cuidado” às 16h30, no domingo. No dia 22 de novembro, às 18h30, no Teatro do Goethe-Institut, ocorrerá o evento “Entre-dois: Reflexos de uma Trajetória Cinematográfica”, um bate-papo com a cineasta Clarissa Rebouças.

Leonel Henckes, coordenador de programação cultural e do programa de residência artística, destaca a importância do Programa Vila Sul e a oportunidade de compartilhar experiências culturais com Salvador. “O Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, é um projeto de intercâmbio cultural e formação global de redes de artistas a partir dos temas do Sul e que já trouxe mais de 130 artistas para Salvador desde sua criação em 2023. Os eventos são a contrapartida desses artistas para a cena local. Nosso foco é sempre a troca. Estamos entusiasmados em ver como esses eventos deste mês irão contribuir para um diálogo enriquecedor e uma maior compreensão da diversidade cultural.”

Futurismos Ancestrais: papo musical entre Gotopo (Berlim) e Mônica Millet (Salvador) – Dia 16 de novembro, às 16h – Cidade da Música da Bahia (Comércio):

A cantora venezuelana Gotopo se apresenta junto com a musicista Mônica Millet para criar uma experiência musical única. Gotopo traz o conceito de “Futurismo Ancestral” para a música, explorando memórias apagadas pela colonização. Mônica Millet, por sua vez, é uma mestra da cultura popular afro-brasileira e percussionista. Juntas, elas desafiam a identidade colonial de “latino” que permeia a cultura pop, inspirando outros jovens a reconectar-se com suas raízes.

Itoju: Instruções para o Cuidado – Dia 19 de novembro, às 16h30 – Museu de Arte Contemporânea da Bahia (Graça):

A artista e pesquisadora nigeriana Odun Orimolade realiza uma roda de conversa sobre a autocuidado no evento “Itoju: Instruções para o Cuidado”. Este evento explora o fenômeno do nascimento de gêmeos, mais prevalente entre o povo iorubá, e sua associação com a função de cuidado na sociedade contemporânea. A conexão entre a cultura iorubá e Salvador é destacada, enfatizando as semelhanças e hibridismo cultural resultantes da história.

Entre-dois: Reflexos de uma trajetória cinematográfica – Dia 22 de novembro, às 18h30 – Teatro do Goethe-Institut (Corredor da Vitória)

No evento “Entre-dois: Reflexos de uma Trajetória Cinematográfica”, Clarissa Rebouças, cineasta residente do Goethe-Institut, exibirá alguns de seus curtas-metragens, estabelecendo um paralelo com sua trajetória como cineasta. A conversa incluirá sua experiência de imigração e as oportunidades de produção audiovisual fora da tradicional lógica dos editais governamentais. Clarissa compartilhará como sua jornada enriqueceu sua produção cinematográfica e buscará inspirar outras estratégias de produção audiovisual.

Sobre o Goethe-Institut:

O Goethe-Institut é um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Com uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes, o Goethe-Institut Salvador-Bahia, criado em 1962, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.

Serviços:

Evento: “Futurismos Ancestrais: papo musical entre Eleonora Gotopo (Berlim) e Mônica Millet (Salvador) 

Data: 16 de novembro, terça-feira, às 16h

Local: Cidade da Música da Bahia (Pr. Visc. de Cayru, 19 – Comércio)

Entrada Franca

Evento: Itoju: Instruções para o Cuidado; com Odun Orimolade

Data: 19 de novembro, domingo, às 16h30

Local: Museu de Arte Contemporânea da Bahia (Rua da Graça, 284, Graça)

Entrada Franca

Evento: Entre-dois: Reflexos de uma trajetória cinematográfica; comClarissa Rebouças

Data: 22 de novembro, quarta-feira, às 18h30

Local: Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)

Entrada Franca

Fonte: Darana RP
Foto: Divulgação

Related posts

Prefeitura de Salvador vai homenagear Letieres Leite com nome da Escola de Música e Artes e Sala de Espetáculos

Fulvio Bahia

Festival de Música da Rádio Educadora FM incentiva talentos baianos com premiação de R$ 200 mil

Fulvio Bahia

Goethe-Institut Salvador-Bahia é palco de espetáculo com entrada gratuita

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais