CulturaLiteratura

Negafyah lança Livro “Fyah: Do Ódio ao Amor” em Salvador na sexta-feira (24)

Obra potente explora sentimentos de ódio e amor como forças transformadoras

Na sexta-feira (24), a LDM do Bela Vista, em Salvador, será palco do lançamento do livro “Fyah: Do Ódio ao Amor”, de Negafyah (@negafyah), uma das vozes mais marcantes da literatura negra contemporânea. O evento, que começa às 19h, promete emocionar e provocar reflexões profundas sobre resistência, reexistência e transformação.

NegaFyah é multiartista de Salvador, Bahia, é poeta, performer, dançarina, mestra de cerimônias e produtora cultural, além de atuar como curadora, atriz, enfermeira, empreendedora e diretora criativa. Idealizadora do Slam das Minas-BA e criadora da marca FyaBurn, também apresenta e produz o Enu Podcast. Reconhecida pela força de suas palavras, Fyah denuncia violências sociais, como racismo e machismo, através da poesia e da expressão corporal.

A obra é composta por 49 textos que abordam com visceralidade as complexidades dos sentimentos humanos. São 20 poemas que exploram o ódio como força catalisadora contra o racismo, machismo e outras formas de opressão; 26 textos que trazem o amor como resposta revolucionária e renovadora; e 3 contos que narram vivências periféricas da Bahia, celebrando a força e a solidariedade das quebradas de Salvador.

“Fyah: Do Ódio ao Amor” se destaca pela poderosa oralidade e pela estética negro-periférica que permeia a escrita de Negafyah. Influenciada pela fé nos orixás, sabedoria ancestral e luta das mulheres negras, a autora une poesia, musicalidade e uma linguagem que mistura fúria, sensualidade e ternura. O projeto gráfico do livro é assinado por Sofia Senne, com ilustrações de Mayara Ferrão e colaborações de Amanda Julieta, Milena Britto, Alex Simões e Hamilton Borges.

“Espero que este livro chegue ao coração das pessoas e inspire a transformação que tanto precisamos. A palavra é uma arma poderosa de cura e resistência”, declara Negafyah, cuja trajetória é marcada por performances poéticas e ativações culturais que ressaltam a potência da negritude.

Ficha Técnica
Autora: Negafyah
Editora: Malê
Número de textos: 49 (20 sobre o ódio, 26 sobre o amor, 3 contos)
Projeto gráfico e diagramação: Sofia Senne
Ilustrações: Mayara Ferrão e Sofia Senne
Apresentação: Amanda Julieta
Orelhas: Milena Britto e Alex Simões
Quarta capa: Hamilton Borges
Revisão: Ayala Tude

SERVIÇO
O quê: Lançamento do livro “Fyah: Do Ódio ao Amor”
Quando: Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Onde: LDM do Bela Vista, Salvador, BA
Horário: A partir das 19h
Entrada: Gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Prefeitura garante oferta de serviços essenciais para festejos juninos em Salvador

Fulvio Bahia

Kelly Fonteli estreia no Palco do Cruzeiro

Fulvio Bahia

Musical infantil ‘Em Busca de Oz’ se apresenta em Salvador neste final de semana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais