Ação SocialInclusão SocialPessoas com DeficiênciaTecnologia

No Dia Nacional dos Surdos, CCR Metrô Bahia reforça acessibilidade em libras

Por meio de aplicativo, comunidade surda que é cliente do metrô pode obter informações gerais sobre Sistema Metroviário na linguagem de sinais

No Dia Nacional dos Surdos (26), a CCR Metrô Bahia reforça o seu compromisso com a acessibilidade com o aplicativo “Acessibilidade em Libras”, uma iniciativa que busca facilitar o acesso às informações essenciais sobre o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas para a comunidade surda. Com a ferramenta, os passageiros podem acessar, em Libras, como recarregar seus cartões, consultar horários de funcionamento e utilizar os serviços disponíveis nas estações.

Para usar o aplicativo, os clientes devem estar conectados ao Wi-Fi da Estação (Conecta Bahia) ou utilizar os dados móveis e escanear o QR Code disponível nas Estações, Terminais e Trens. “Acreditamos que a mobilidade urbana deve ser um direito de todos, e essa ferramenta não só melhora a experiência dos passageiros, mas também contribui para a construção de uma sociedade com equidade. A ‘Acessibilidade em Libras’ é uma manifestação do nosso compromisso contínuo com a diversidade e a inclusão, refletindo nossa missão de oferecer um transporte público que atenda às necessidades de todos os cidadãos”, defende Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação da CCR Metrô Bahia. 

A comunicação em Libras é essencial para garantir a participação ativa da comunidade surda na sociedade. Embora tenham ocorrido avanços importantes de inclusão de pessoas com deficiência auditiva, ainda existem muitos desafios a serem superados. Nesse contexto, a concessionária reitera seu compromisso com a acessibilidade, com um transporte inclusivo para todos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 5% da população brasileira possui algum grau de deficiência auditiva, totalizando mais de 10 milhões de pessoas. Dentre elas, 2,7 milhões apresentam a surdez profunda, o que significa ausência total de audição. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem 500 milhões de surdos no mundo e, até 2050, haverá pelo menos 1 bilhão em todo o globo.

Fonte / Card: Darana RP

Related posts

Prorrogado até 30 de setembro prazo para empresas enviarem informações da Lei do Bem

Fulvio Bahia

Universidades brasileiras disputam copa mundial de foguetes nos EUA

Fulvio Bahia

Santo Estêvão – Defensoria dá assistência na criação da Associação Familiares e Amigos dos Autistas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais