Por meio de aplicativo, comunidade surda que é cliente do metrô pode obter informações gerais sobre Sistema Metroviário na linguagem de sinais
No Dia Nacional dos Surdos (26), a CCR Metrô Bahia reforça o seu compromisso com a acessibilidade com o aplicativo “Acessibilidade em Libras”, uma iniciativa que busca facilitar o acesso às informações essenciais sobre o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas para a comunidade surda. Com a ferramenta, os passageiros podem acessar, em Libras, como recarregar seus cartões, consultar horários de funcionamento e utilizar os serviços disponíveis nas estações.
Para usar o aplicativo, os clientes devem estar conectados ao Wi-Fi da Estação (Conecta Bahia) ou utilizar os dados móveis e escanear o QR Code disponível nas Estações, Terminais e Trens. “Acreditamos que a mobilidade urbana deve ser um direito de todos, e essa ferramenta não só melhora a experiência dos passageiros, mas também contribui para a construção de uma sociedade com equidade. A ‘Acessibilidade em Libras’ é uma manifestação do nosso compromisso contínuo com a diversidade e a inclusão, refletindo nossa missão de oferecer um transporte público que atenda às necessidades de todos os cidadãos”, defende Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação da CCR Metrô Bahia.
A comunicação em Libras é essencial para garantir a participação ativa da comunidade surda na sociedade. Embora tenham ocorrido avanços importantes de inclusão de pessoas com deficiência auditiva, ainda existem muitos desafios a serem superados. Nesse contexto, a concessionária reitera seu compromisso com a acessibilidade, com um transporte inclusivo para todos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 5% da população brasileira possui algum grau de deficiência auditiva, totalizando mais de 10 milhões de pessoas. Dentre elas, 2,7 milhões apresentam a surdez profunda, o que significa ausência total de audição. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem 500 milhões de surdos no mundo e, até 2050, haverá pelo menos 1 bilhão em todo o globo.
Fonte / Card: Darana RP