BahiaCriançaTecnologiaViolência

No Mês das Crianças, Dercca oferece programação para pais sobre os perigos da internet

Para sensibilizar a sociedade sobre a proteção do público infanto-juvenil no acesso à internet, a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e ao Adolescente (Dercca) e o Salvador Shopping realizarão atividades lúdicas alusivas ao Mês das Crianças. Nesta terça-feira (10), uma palestra, na Livraria Leitura, alertou os pais sobre os riscos da longa permanência e sem observação à rede de computadores.

Titular da Dercca, a delegada Simone Moutinho mediou o bate-papo sobre a utilização segura da internet e o abandono digital: “muitas vezes, os pais não se dão conta de que a internet é um local onde muitos delitos acontecem. É como deixar um filho pequeno sozinho na praça sem saber com quem ele está falando. Então, há muita falta de informação em torno do tema. Esse é o momento de falar com os baixinhos e os pais para que a gente continue a debelar os índices desse tipo de violência”.

Delegada Simone Moutinho – Foto: Antonio Queirós/GOVBA

Na programação da livraria, houve, ainda, um momento para contação de histórias e distribuição de doces para a garotada. A iniciativa faz parte do programa Guardiões da Infância, que busca chamar a atenção da sociedade para a exploração sexual de crianças e adolescentes, exploração do trabalho infantil e comercialização de bebidas alcoólicas.

Para o professor Lúcio Félix, a instrução é fundamental para a segurança dos jovens: “o mundo virtual é muito inseguro, principalmente para os menores. Eles não têm noção do que acontece, dos perigos, das pessoas que possam fazer lhes mal. Então, esse tipo de orientação é importantíssima para que eles não caiam em armadilhas que acontecem no dia a dia, como essa questão da discriminação, dos males que a internet causa na vida das crianças, principalmente, dependência, assédio”.

A economista Juliana Prudente também acredita que pais e mães devem estar atentos, sempre acompanhando o que os filhos fazem no mundo virtual: “tem que estar informando sempre, tem que estar conversando sempre, trazendo todos os perigos que rondam a vida deles atualmente”.

Carteirinha do Investigadorzinho – Foto: Antonio Queirós/GOVBA

No encontro desta terça, houve a distribuição da Carteirinha do Investigadorzinho, onde serão registrados os dados das crianças para facilitar a identificação em alguma ocorrência. A delegada explica que a especializada tem buscado capacitar os seus profissionais para coibir este tipo de delito. “Principalmente aqueles que trabalham com vulneráveis e, mais ainda, aqueles que trabalham com crianças e adolescentes, no sentido de dar a proteção integral, que é preceito de natureza constitucional e, também, impugnado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, conclui Moutinho.

Programação

Para o dia 17 de outubro, quando haverá o segundo momento da programação em atenção ao Mês das Crianças, estão previstas atividades de recreação e conscientização no bairro de Tancredo Neves. Crianças assistidas pela Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec) participarão de palestra e um show musical infantil com o cantor Nando Borges. Durante o evento, ainda será oferecido um lanche, com as presenças das equipes da Dercca e do Salvador Shopping.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Antônio Queirós

Related posts

Investimentos do Estado na agricultura familiar permitem o retorno de famílias ao rural da Bahia

Fulvio Bahia

Bahia Farm Show 2023 impressiona com máquinas, espaço e diversidade

Fulvio Bahia

Bahia alcança 1 gigawatt de potência instalada na geração distribuída de energia solar

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais