Ações propõem encontros diversos e formativos que estimulam a escuta, a imaginação e o pertencimento; acesso gratuito
Durante o mês de maio, a Casa das Histórias de Salvador (CHS) e a Galeria Mercado seguem com uma programação educativa contínua, com atividades pensadas para promover o diálogo entre os equipamentos culturais e o território. As ações propõem encontros diversos, lúdicos e formativos que estimulam a escuta, a imaginação e o pertencimento a partir das experiências individuais e coletivas dos participantes. O acesso às atividades é gratuito nos dois espaços. Confira a programação completa abaixo.
Na quarta-feira (07/05), acontece mais uma edição do Projeto Sòrò – Contando e Ouvindo Histórias, com sessões às 10h e às 15h. Inspirado na palavra yorubá “sòrò”, que significa “falar”, o projeto propõe a escuta como prática essencial para compreender a cidade e seus muitos sentidos. A atividade valoriza narrativas orais e saberes populares como forma de expressão, memória e construção de identidade.
Nas quintas-feiras (08 e 15/05), o público poderá participar da Visita Temática – Jogos Lúdicos, também com sessões às 10h e às 15h. A proposta é vivenciar os espaços da CHS e da Galeria Mercado através de jogos educativos que conectam os conteúdos dos equipamentos com a história dos prédios e as memórias do entorno.
Nos sábados (10, 17 e 24/05), das 9h às 13h, o Minicurso Construtores Valentins, com mediação do artista e educador Romário Oliveira, convida as pessoas participantes a refletirem sobre práticas culturais não hegemônicas. A atividade une arte, educação e tecnologia através da criação de jogos, estimulando o pensamento crítico e o alfabetismo visual.
No dia 14 de maio, às 14h, o Cineclube, em parceria com o Salcine, promove a exibição do curta-metragem “O Artista Suburbano”, de Vagner Jesus. A produção baiana, que será apresentada no auditório Makota Valdina, conta com bom humor e criatividade o cotidiano de um influenciador digital do bairro Alto do Cabrito durante a pandemia. A sessão propõe um debate sobre linguagem, território e representações da periferia soteropolitana no audiovisual e ao final terá um bate-papo sobre a produção com convidados.
Acessibilidade, Diversidade e Inclusão
As sextas-feiras (09, 16 e 23/05) são reservadas para a Visita Acessibilidade, Diversidade e Inclusão, com agendamento prévio. As ações são voltadas a grupos neurodivergentes, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), comunidade surda e demais públicos com necessidades específicas, reafirmando o compromisso com o acesso e a inclusão. Para participar desta atividade na Galeria Mercado (Clique aqui) e para a Casa das Histórias de Salvador (Clique aqui).
*Projeto Sòrò
De origem yorubá, a palavra Sòrò, na língua portuguesa, quer dizer “falar”. Dessa forma, o objetivo desta ação é a contação de histórias que, de forma lúdica, venham compartilhar conhecimentos, saberes e narrativas, bem como estimular a imaginação e o exercício da escuta.
Equipamentos Culturais
A Galeria Mercado e a Casa das Histórias de Salvador (CHS) são equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, geridos pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional.
Confira a programação completa para o mês de maio:
Atividade: Projeto Sòró: Contando e ouvindo histórias
07/05 – quarta-feira
Horário: 10h às 11h / 15h às 16h
Público:Geral
Onde: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado
Atividade: Visita Temática – Jogos Lúdicos
08 e 15/05 – quinta-feira
Horário: 10h às 11h / 15h às 16h
Público: Geral
Onde: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado
Atividade: Minicurso Construtores Valentis com Romário Oliveira
10, 17, e 24/05 – sábado
Horário: 9h às 13h
Público:Geral
Onde: Auditório Makota Valdina – Arquivo Público de Salvador
Atividade: Cineclube curta “O artista suburbano”, com bate-papo após a exibição com a produção
14/05 – quarta-feira
Horário: 14h
Público: Geral
Onde: Auditório Makota Valdina – Arquivo Público de Salvador
Atividade: Visita Acessibilidade, Diversidade e Inclusão
09, 16 e 23/05 – sexta-feira
Horário: Mediante agendamento
Público: Neurodivergente, TEA e outros
Onde: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado
Agendamento:
Galeria Mercado (Clique aqui)
Casa das Histórias de Salvador (Clique aqui)
SERVIÇO
Atividades Educativas da Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado
Acesso gratuito para as atividades nos dois equipamentos
Venda na bilheteria da Casa das Histórias de Salvador ou na plataforma Sympla
Funcionamento:
Casa das Histórias de Salvador: Terça a sábado, das 9h às 17h e aos domingos e feriados, das 10h às 17h, e entrada sempre até às 16h
Galeria Mercado: Terça a sábado, das 9h às 17h, com entrada até às 16h30, e aos domingos e feriados, acesso de 9h às 14h, com última entrada até às 13h30
Endereço:
asa das Histórias de Salvador: Rua da Bélgica, 2 – Comércio
Galeria Mercado: (Subsolo do Mercado Modelo) – Praça Maria Felipa, s/n – Comércio
Fonte: Ascom Casa das Histórias
Foto: Divulgação