ArteCultura

No mês de maio, programa educativo da Casa das Histórias e Galeria Mercado promove escuta e ludicidade em diálogo com o território

Ações propõem encontros diversos e formativos que estimulam a escuta, a imaginação e o pertencimento; acesso gratuito

Durante o mês de maio, a Casa das Histórias de Salvador (CHS) e a Galeria Mercado seguem com uma programação educativa contínua, com atividades pensadas para promover o diálogo entre os equipamentos culturais e o território. As ações propõem encontros diversos, lúdicos e formativos que estimulam a escuta, a imaginação e o pertencimento a partir das experiências individuais e coletivas dos participantes. O acesso às atividades é gratuito nos dois espaços. Confira a programação completa abaixo.

Na quarta-feira (07/05), acontece mais uma edição do Projeto Sòrò – Contando e Ouvindo Histórias, com sessões às 10h e às 15h. Inspirado na palavra yorubá “sòrò”, que significa “falar”, o projeto propõe a escuta como prática essencial para compreender a cidade e seus muitos sentidos. A atividade valoriza narrativas orais e saberes populares como forma de expressão, memória e construção de identidade.

Nas quintas-feiras (08 e 15/05), o público poderá participar da Visita Temática – Jogos Lúdicos, também com sessões às 10h e às 15h. A proposta é vivenciar os espaços da CHS e da Galeria Mercado através de jogos educativos que conectam os conteúdos dos equipamentos com a história dos prédios e as memórias do entorno.

Nos sábados (10, 17 e 24/05), das 9h às 13h, o Minicurso Construtores Valentins, com mediação do artista e educador Romário Oliveira, convida as pessoas participantes a refletirem sobre práticas culturais não hegemônicas. A atividade une arte, educação e tecnologia através da criação de jogos, estimulando o pensamento crítico e o alfabetismo visual.

No dia 14 de maio, às 14h, o Cineclube, em parceria com o Salcine, promove a exibição do curta-metragem “O Artista Suburbano”, de Vagner Jesus. A produção baiana, que será apresentada no auditório Makota Valdina, conta com bom humor e criatividade o cotidiano de um influenciador digital do bairro Alto do Cabrito durante a pandemia. A sessão propõe um debate sobre linguagem, território e representações da periferia soteropolitana no audiovisual e ao final terá um bate-papo sobre a produção com convidados.

Acessibilidade, Diversidade e Inclusão

As sextas-feiras (09, 16 e 23/05) são reservadas para a Visita Acessibilidade, Diversidade e Inclusão, com agendamento prévio. As ações são voltadas a grupos neurodivergentes, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), comunidade surda e demais públicos com necessidades específicas, reafirmando o compromisso com o acesso e a inclusão. Para participar desta atividade na Galeria Mercado (Clique aqui) e para a Casa das Histórias de Salvador (Clique aqui).

*Projeto Sòrò

De origem yorubá,  a palavra Sòrò, na língua portuguesa, quer dizer “falar”. Dessa forma, o objetivo desta ação é a contação de histórias que, de forma lúdica, venham compartilhar conhecimentos, saberes e narrativas, bem como estimular a imaginação e o exercício da escuta. 

Equipamentos Culturais 

A Galeria Mercado e a Casa das Histórias de Salvador (CHS) são equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, geridos pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional.

Confira a programação completa para o mês de maio:

Atividade: Projeto Sòró: Contando e ouvindo histórias
07/05 – quarta-feira
Horário: 10h às 11h / 15h às 16h
Público:Geral
Onde: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado

Atividade: Visita Temática – Jogos Lúdicos
08 e 15/05 – quinta-feira
Horário: 10h às 11h / 15h às 16h
Público: Geral
Onde: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado

Atividade: Minicurso Construtores Valentis com Romário Oliveira
10, 17, e 24/05 – sábado
Horário: 9h às 13h
Público:Geral
Onde: Auditório Makota Valdina – Arquivo Público de Salvador

Atividade: Cineclube curta “O artista suburbano”, com bate-papo após a exibição com a produção
14/05 – quarta-feira
Horário: 14h 
Público: Geral
Onde: Auditório Makota Valdina – Arquivo Público de Salvador

Atividade: Visita Acessibilidade, Diversidade e Inclusão 
09, 16 e 23/05 – sexta-feira
Horário: Mediante agendamento
Público: Neurodivergente, TEA e outros
Onde: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado

Agendamento: 
Galeria Mercado (Clique aqui)
Casa das Histórias de Salvador (Clique aqui)

SERVIÇO
Atividades Educativas da Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado
Acesso gratuito para as atividades nos dois equipamentos
Venda na bilheteria da Casa das Histórias de Salvador ou na plataforma Sympla

Funcionamento: 
Casa das Histórias de Salvador: Terça a sábado, das 9h às 17h e aos domingos e feriados, das 10h às 17h, e entrada sempre até às 16h


Galeria Mercado: Terça a sábado, das 9h às 17h, com entrada até às 16h30, e aos domingos e feriados, acesso de 9h às 14h, com última entrada até às 13h30

Endereço:
asa das Histórias de Salvador: Rua da Bélgica, 2 – Comércio
Galeria Mercado: (Subsolo do Mercado Modelo) – Praça Maria Felipa, s/n – Comércio

Fonte: Ascom Casa das Histórias
Foto: Divulgação

Related posts

Dia Nacional da Consciência Negra terá celebrações no Pelourinho

Fulvio Bahia

Jenipapo western: um bangue-bangue nordestino de Tito Leite

Fulvio Bahia

Oxe, É Jazz de novembro traz à tona emoção e pluralidade musical para grande público

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais