A Diretoria Executiva, um terço do Conselho Deliberativo, o Conselho Consultivo e o Conselho Fiscal da ABI, eleitos no dia 25 de abril, foram empossados na última terça-feira (13) em reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo realizada presencialmente.
O professor Vitor Iório foi eleito presidente do Conselho Deliberativo.
Os representantes, Salomão de Castro (Ceará) e a Jornalista Mari Valadares, representando o estado de São Paulo, marcaram presença. As jornalistas Carmina Dias e Márcia Catunda, do Ceará, foram empossadas como conselheiras suplentes. Fábio Costa Pinto, representante da Bahia, tomou posse no conselho deliberativo da casa, reeleito para mais um mandato de três anos.
A cerimônia solene de posse da Diretoria da entidade, gestão 2025/2028, foi realizada às 16h00, no salão do 9º andar da sede. Discursaram a vice-presidente, Regina Pimenta; os conselheiros Fichel Davit Chargel, decano da ABI, Marcelo Auler, a jornalista Hildegard Angel, e o presidente Octávio Costa. O evento foi transmitido pelo canal ABITV no Youtube.
No discurso do presidente da ABI, Octávio Costa, encerrando o evento, fez referência ao dia 13 de maio, que por coincidência, é uma data importante para o país, assinatura da Lei Áurea e o aniversário do escritor Lima Barreto. O jornalista Rui Xavier, que nos deixou este ano, e que deu o nome a chapa vencedora, foi lembrado com carinho também pelo presidente.
Fábio Costa Pinto tem participação ativa na entidade e na representação da classe, em especial, como voz das questões do Nordeste. Fervoroso defensor dos direitos humanos e da liberdade de imprensa, a posse na sede da ABI no Rio de Janeiro reuniu importantes figuras do jornalismo brasileiro, reforçando o compromisso da ABI com a defesa da liberdade de expressão e a atuação da imprensa no país.
Fabio Costa Pinto, emocionado, declarou “Tenho gratidão aos amigos e colegas pela confiança e apoio. A Vitória não é só minha, é sua e de todos os baianos, associados ou não. De uma sociedade carente e desacreditada dos seus direitos. Uma Vitória de esperança, onde juntos podemos somar. A ABI é uma entidade de luta histórica pelos direitos sociais e democráticos. A democracia venceu e a Bahia continuará vencendo”, disse.
Com o apoio do mandato de alguns parlamentares, sindicato, amigos e coletas, Costa Pinto segue firme na defensa do estado democrático de direito e das liberdades, ao lados dos colegas e da Bahia.
Foto: Divulgação / Sônia Pompeu ABI