BrasilImprensa

Nova diretoria da ABI toma posse em reunião extraordinária do Conselho, no Rio de Janeiro, e a Bahia estava representada pelo jornalista Fábio Costa Pinto.

A Diretoria Executiva, um terço do Conselho Deliberativo, o Conselho Consultivo e o Conselho Fiscal da ABI, eleitos no dia 25 de abril, foram empossados na última terça-feira (13) em reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo realizada presencialmente.

O professor Vitor Iório foi eleito presidente do Conselho Deliberativo.

Os representantes, Salomão de Castro (Ceará) e a Jornalista Mari Valadares, representando o estado de São Paulo, marcaram presença. As jornalistas Carmina Dias e Márcia Catunda, do Ceará, foram empossadas como conselheiras suplentes. Fábio Costa Pinto, representante da Bahia, tomou posse no conselho deliberativo da casa, reeleito para mais um mandato de três anos.

A cerimônia solene de posse da Diretoria da entidade, gestão 2025/2028, foi realizada às 16h00, no salão do 9º andar da sede. Discursaram a vice-presidente, Regina Pimenta; os conselheiros Fichel Davit Chargel, decano da ABI, Marcelo Auler, a jornalista Hildegard Angel, e o presidente Octávio Costa. O evento foi transmitido pelo canal ABITV no Youtube.

No discurso do presidente da ABI, Octávio Costa, encerrando o evento, fez referência ao dia 13 de maio, que por coincidência, é uma data importante para o país, assinatura da Lei Áurea e o aniversário do escritor Lima Barreto. O jornalista Rui Xavier, que nos deixou este ano, e que deu o nome a chapa vencedora, foi lembrado com carinho também pelo presidente.

Fábio Costa Pinto tem participação ativa na entidade e na representação da classe, em especial, como voz das questões do Nordeste. Fervoroso defensor dos direitos humanos e da liberdade de imprensa, a posse na sede da ABI no Rio de Janeiro reuniu importantes figuras do jornalismo brasileiro, reforçando o compromisso da ABI com a defesa da liberdade de expressão e a atuação da imprensa no país.

Fabio Costa Pinto, emocionado, declarou “Tenho gratidão aos amigos e colegas pela confiança e apoio. A Vitória não é só minha, é sua e de todos os baianos, associados ou não. De uma sociedade carente e desacreditada dos seus direitos. Uma Vitória de esperança, onde juntos podemos somar. A ABI é uma entidade de luta histórica pelos direitos sociais e democráticos. A democracia venceu e a Bahia continuará vencendo”, disse.

Com o apoio do mandato de alguns parlamentares, sindicato, amigos e coletas, Costa Pinto segue firme na defensa do estado democrático de direito e das liberdades, ao lados dos colegas e da Bahia.

Foto: Divulgação / Sônia Pompeu ABI

Related posts

Vem ai a 6ª edição do Encontro de Escritores Baianos

Fulvio Bahia

Edital do Concurso Público Nacional Unificado será publicado nesta quarta-feira (10)

Fulvio Bahia

Ginástica: CBG lança sua nova linha de uniformes

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais