Uncategorized

Nova diretoria da Associação Baiana dos Hemofílicos é empossada durante cerimônia na Câmara

A nova diretoria da Associação Baiana dos Hemofílicos (ABHE) para o biênio 2024/2026 tomou posse na manhã desta terça-feira (10), em cerimônia realizada no Ed. Bahia Center, anexo da Câmara Municipal de Salvador. Na ocasião, Almir Bastos assumiu o posto de presidente da instituição, enquanto Lourival Moniz foi empossado no cargo vice-presidente.

Também passaram a integrar a mesa diretora da instituição Vanderver Moura (diretor administrativo), Edgar Costa (diretor financeiro) e Lucas Moniz (vice-diretor financeiro). Todos os membros da nova diretoria são pessoas com hemofilia.

Defensor da categoria, o vereador Luiz Carlos (Republicanos), participou da solenidade e destacou a parceria estabelecida com a instituição há alguns anos. O parlamentar também firmou um novo compromisso: “Vamos dar entrada em um projeto para instituir a Semana de Conscientização sobre Hemofilia, que vai dar mais visibilidade e ajudar a conscientizar a população sobre o que é a doença”, afirmou.

Durante seu discurso, Almir Bastos destacou sua trajetória na instituição, que começou há 4 anos, como diretor financeiro, e disse que já percebeu avanços quanto à profilaxia da doença no estado.

“Antes as pessoas tinham vergonha de dizer que era hemofílico, por acharem que era uma doença contagiosa. Hoje temos orgulho. O tratamento avançou muito. Enquanto antes tínhamos que tomar medicação 3x na semana, hoje há casos onde a profilaxia é realizada apenas a cada 15 dias”, exemplificou Bastos, reforçando que a Bahia pode se tornar um estado referência no tratamento, tal como São Paulo.

A presidente da Federação Brasileira de Hemofilia, Tânia Pietrombellli, integrou a mesa do evento e parabenizou a atuação da ABHE. “Para além das políticas públicas, é muito importante o trabalho da associação e do hemocentro, no sentido de educar, e passar informações para que as pessoas saibam o que é hemofilia”.

SOBRE A HEMOFILIA

A hemofilia é uma doença genética e hereditária que afeta a capacidade do sangue de coagular, causando sangramentos mais frequentes e prolongados.

A doença é causada por uma deficiência de proteínas chamadas fatores da coagulação, que são responsáveis por estancar as hemorragias.

SOBRE A ABHE

Fundada em 1980, a Associação Baiana dos Hemofílicos (ABHE) é uma instituição que apoia os hemofílicos do estado da Bahia com transporte, hospedagem, alimentação e difusão de informações sobre a doença.

Fonte / Foto: Ascom ver Luis Carlos – Republicanos

Related posts

Final de semana na capital baiana será de sol entre nuvens; confira

Fulvio Bahia

Após quatro anos de exílio, Jean Wyllys volta ao Brasil e assume cargo na Secom

Fulvio Bahia

Imprensa: A memória da ditadura e os sentidos da anistia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais