AnimaisCiênciaCiênciaCuidadosSaúdeTratamento Alternativo

Nova portaria permite prescrição de cannabis por médicos veterinários

Os médicos veterinários no Brasil agora têm a permissão para prescrever produtos à base de cannabis. Essa mudança foi implementada por meio de uma atualização na Portaria 344, que é revisada anualmente. O Adendo 12 da lista E agora especifica que “fica permitida a prescrição por médicos veterinários de produtos à base de cannabis com autorização sanitária para entrada no Brasil”. A cannabis, que anteriormente era considerada uma substância proibida, foi reclassificada e agora integra a lista de substâncias controladas, conforme o Adendo 9 da Lista A3, que requer notificação de receita.

Segundo a minuta da nova Resolução da Anvisa, veterinários registrados no Conselho Federal de Medicina Veterinária podem prescrever medicamentos e produtos derivados da cannabis, mas exclusivamente para uso veterinário. Para isso, esses produtos devem estar regularizados e possuir autorização sanitária para transporte dentro do país. A prescrição deve seguir o controle especial de recebimento, conforme estabelecido pelo Decreto nº 5.053, de 22 de abril de 2004.

A Portaria 344/98 do Ministério da Saúde regula a venda e o fornecimento de medicamentos e substâncias que estão sob controle especial no Brasil, abrangendo categorias como entorpecentes, psicotrópicos e anabolizantes. Com a recente atualização, além de cirurgiões-dentistas, os médicos veterinários também podem agora receitar derivados da cannabis, equiparando-se a outros profissionais habilitados a prescreverem substâncias controladas.

“Nós estamos da comunidade médica veterinária estamos muito felizes pela a liberação da utilização da cannabis medicinal para animais. O médico veterinário, agora, tem o respaldo, não fica mais no limbo para prescrição da cannabis. Então os mesmos cuidados que temos que ter quando a gente trata s humanos como cuidados com o produto, de uma origem boa, de uma origem confiável, de qualidade é muito importante, com indicação que sejam médicos veterinários, que sejam habilitados legalmente para realizar as prescrições, que tenham cursos, que tenham pós-graduação, isso é muito importante, comentou a médica Veterinária Tatiana Libonati. “Por enquanto é uma vitória muito grande que os médicos veterinários estão tendo hoje”, finalizou.

Fonte: Cannabis Medicinal
Image by freepik

Related posts

Ireuda Silva participa do lançamento do espaço Todos por Elas no Outubro Rosa: ‘A união de esforços é crucial’

Fulvio Bahia

As possibilidades da Cannabis para a distrofia muscular

Fulvio Bahia

Câmara consulta Embrapa sobre desenvolvimento agrícola do cânhamo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais