O mês de novembro chegou trazendo uma programação especial para os amantes da cultura em Salvador. A Fundação Gregório de Mattos, por meio dos editais Territórios Criativos e Salcine, promoverá inúmeros eventos que fazem da parte da agenda do “Novembro Negro”.
Começando no dia 8, às 19:30h, acontecerá a abertura do Festiban-Festival Beirú das Artes Negras V, no Espaço Xisto Bahia, localizado no bairro dos Barris. O evento pretende dar continuidade às atividades artísticas e formativas que há 4 anos vem acontecendo na região do Cabula. Dando continuidade ao festival, no dia 23, a partir das 8h, ocorrem giras temáticas e apresentações da mostra artística, no teatro Uneb, no Cabula. A ação conta com o financiamento do edital Territórios Criativos.
Ainda no dia 8, às 20h, fazendo parte do projeto “Imersão na Casa de Castro Alves”, será realizado um show de Ju Santos, na Casa de Castro Alves, localizada no bairro de Santo Antônio Além do Carmo. A ação tem por objetivo principal oferecer ao público experiências de imersão literária, apoiadas na abordagem sobre a dignidade humana na obra do poeta. O edital Territórios Criativos financia o evento.
No dia 10, o projeto “Das Águas de Osogbo as Águas Doces E Douradas da Bahia: Bordando e Perpetuando Tradições e Memórias Ancestrais Africanas”, realiza uma exposição do evento, que consiste em promover o acesso a 32 Mulheres Negras de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. O projeto é financiado pelo edital Territórios Criativos.
No dia 23, acontecerá a primeira edição do Sarau Afro Cultural do Axé Opô Afonjá-Ba, que tem como objetivo reunir diversas expressões artísticas, como música, poesia, teatro, gastronomia, dança, literatura, entre outras. O evento ocorre no Ilê Axé Opô Afonjá, no bairro do Cabula, e conta com financiamento do edital Territórios Criativos.
Nos dias 28 e 29, o projeto “Cine Terreiro” promove uma mostra de filmes no Subúrbio 360. A iniciativa coletiva e itinerante, consiste na exibição de obras audiovisuais em territórios de religiões de matriz afro-brasileira, indígena, comunidades quilombolas e espíritas universalistas. O edital Salcine financia o projeto.
Fonte: Ascom FGM
Foto: Divulgação