Quer desenhar comigo?” fará parte de mesa de discussão sobre Literatura para as infâncias na Bahia, em festival de Letras e Artes da UNEB
A XI Semana de Arte e Cultura da UNEB – Campus V, em Santo Antônio de Jesus, está em pleno andamento. Como parte da programação, nesta quarta-feira (24), será realizada a mesa “Literatura para as Infâncias”, que contará com o lançamento do novo livro de Ionã Scarante, intitulado “Quer desenhar comigo?”.
A mesa será composta pela professora Ananda Luz., professora da Pós-graduação da Casa Tombada (SP) e autora do livroAnanda Luz é educadora, pesquisadora e curadora. Pedagoga, mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais. Atua nas coordenações coletivas da pós-Graduações O Livro Para Infância e Educação e Relações Étnico-Raciais n’A Casa Tombada-SP. Realizou a curadoria da Exposição Karingana – presenças negras no livro para as infâncias no SESC – Bom Retiro. Jurada dos 30 Melhores Livros do Ano da Revista Crescer (2024, 2023, 2022 e 2021) e do Leia com uma criança do Itaú 2023. Curadora de acervos literários como o projeto Bamberê – entre livros e infâncias (SAJ, FLiMuniz e Biblioteca Comunitária Zeferina Beiru) e da Ong Vaga Lume (2022). Curadora e criadora com Jéssica Silva do projeto, Odú: Arte e Territorialidade. Foi escriba com Isabel Malzoni do livro “Eu devia estar na escola”, editora Caixote em parceria com a Ong. Redes da Maré. E é uma das autoras do livro Infâncias e Leituras – presenças negras e indígenas na literatura infantil, organizado por Márcia Licá pela editora Pulo do Gato. Foi curadora com Emília Nuñez da Flikids e é curadora da FliMuniz. Hoje está a frente dos podcasts Livros e Infâncias com Cristiane Rogerio e Coreto Sonoro com Marcus Matraca.
A professora e escritora Ionã Scarante também fará parte da mesa Literatura para as infâncias na Bahia.
Ionã Carqueijo Scarante é baiana da cidade de Nazaré, no Recôncavo. Casada com o servidor público Jorge Henrique dos Santos Nazaré e mãe de Maria Flor e Henrique. Graduada em Letras Vernáculas , pela UNEB; Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional , pela UNEB; Doutora em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano – campus Valença). É pesquisadora da Literatura Baiana, sobretudo de autores do Recôncavo e Baixo Sul Baianos. É Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Ambientes (GLICAM/IF Baiano) e coordenadora da Revista de Literaturas do Baixo Sul Poéticas da Terra. É Membro dos coletivos Confraria Poética Feminina e Confraria de autoras Baianas de Literatura Infantojuvenil (Confralib). Foi organizadora e coautora de várias antologias poéticas. É autora do livro de poesias Pássaro-nuvem (2023) e dos livros infantis Anjo de Barro (2022) e Quer desenhar comigo? (2024). Também é roteirista (em parceria com o cineasta nazareno Eudaldo Monção Jr.) do videoclipe musical animado Anjo de Barro (2024) realizado pelos editais da Lei Paulo Gustavo, premiado pela USP e Universidade Nova de Lisboa. O Videoclipe é divulgado diariamente na programação da TVE-BA e já foi apresentado em festivais nacionais e internacionais.
A prefaciadora do livro, a escritora baiana Emília Nuñez afirma que “Quer desenhar comigo?” é um delicioso convite para colorir junto e com muita criatividade, encher de alegria e cor tudo ao nosso redor.
Um livro cheio de afeto e que nos mostra que a alegria e espontaneidade da infância transformam uma simples folha de papel (e as nossas vidas!) em algo mágico!
Fonte / Imagem: Assessoria de Imprensa