Guarda Civil MunicipalSalvadorSegurança Pública

Novos agentes da Guarda Civil Municipal de Salvador iniciam curso de formação

Os 14 novos guardas civis de Salvador deram início ao curso de formação obrigatório para exercer a função. As aulas iniciaram nesta segunda-feira (31), na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Av. San Martin. Ao longo de quatro meses, os agentes cumprem carga horária total de mais de 600 horas, mesclando atividades teóricas e práticas.

A capacitação envolve 36 disciplinas sobre temas essenciais como legislação da GCM, utilização de equipamentos letais e de baixa letalidade, direitos humanos, racismo institucional e outros assuntos relevantes aos movimentos sociais. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Ao realizar a aula de abertura do curso, o guarda municipal e membro da Gerência de Desenvolvimento Humano (GEDHU), Elinaldo Marins, deu as boas-vindas aos novatos e reforçou o principal objetivo da capacitação, que é preparar os profissionais para atuarem com excelência na proteção da comunidade soteropolitana. “Durante as aulas, vão entender sobre como desempenhar o papel de agente. O curso detalha o serviço que vão desempenhar na rua, a partir da realidade da nossa cidade”, afirma.

Com relação ao conteúdo do curso, Marins explica que as aulas abordam diversos temas, que são divididos em ensinamentos teóricos e práticos. “Começamos com noções gerais de toda a estrutura da guarda, para que entendam como funciona o nosso serviço. Na sequência, vamos trazendo tópicos detalhados, como por exemplo, salvamento aquático, proteção ambiental e violência contra mulher”, esmiúça.

Expectativa – Para o novo guarda Edmilson do Rosário, de 36 anos, o curso de formação é um marco importante na vida do profissional. “Durante as aulas, será possível entender sobre o funcionamento da Guarda, além de aprender noções de liderança, responsabilidade e comprometimento para a futura missão. Estou bastante animado. Vou aproveitar ao máximo. São quatro meses de imersão. Vou aprender bastante e, quando for para a rua, pretendo atuar da melhor forma possível”, disse o agente.

O colega Caio César, de 32 anos, também revelou o entusiasmo com o início das aulas. “Fazer parte da GCM é a realização de um sonho. Minha expectativa para esse curso é a melhor possível. A ideia é aprender bastante e, a partir desse conhecimento, oferecer o melhor para a sociedade soteropolitana. Prometo captar o máximo de conhecimento para dar o meu melhor no exercício da profissão nas ruas da nossa cidade”, declarou o mais novo membro da CGM.

O trabalho de capacitação desenvolvido pela Gerência de Desenvolvimento Humano (GEDHU) foi detalhado pelo inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva. “É um momento muito importante para a instituição, pois entregamos o conteúdo fundamental para os servidores que estão começando a profissão. Passamos para os novos o que é ser guarda municipal em Salvador. É um momento de grande valia. São 36 disciplinas com professores instrutores, que são guardas municipais de carreira, e nos ajudam a transmitir essa experiência e cultura institucional”, explica Silva, acrescentando ainda que a GDH realiza capacitações durante todo ano, inclusive com cursos de requalificação para os guardas que já estão na ativa.

Fonte: Secom PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Hemoba lança campanha de doação de sangue com candidatos a Rei Momo

Fulvio Bahia

Potencialidades da economia criativa em Salvador são discutidas em seminário

Fulvio Bahia

Aladilce faz representação contra a titular da Sefaz e supõe improbidade administrativa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais