BahiaEconomia

Novos equipamentos garantem renda para apicultores baianos

Na últimaquinta-feira (22), Dia do Apicultor, milhares de agricultores e agricultoras familiares baianos tiveram motivos para comemorar. Com apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o setor apícola vive um momento de fortalecimento com investimentos em infraestrutura, equipamentos modernos e geração de renda no campo.

Na rotina de quem vive da apicultura, como o agricultor Pedro Paulo Júnior, de Crisópolis, o trabalho vai além da produção de mel: envolve cuidado com as abelhas, escolha estratégica dos locais dos apiários, preparação e derretimento da cera, além da colheita feita no período da floração. Para ele, o apoio às agroindústrias familiares mudou sua realidade. “A entrega do mel para a agroindústria da Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (COARP) é muito importante porque garante um preço justo, diferente de quando vendíamos a atravessadores. Só com a apicultura consegui reformar minha casa, comprar uma roça, um utilitário e até um carro de passeio”, relata.

Essa transformação é resultado de um conjunto de políticas públicas executadas pelo Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. Ao todo, mais de 122 unidades de beneficiamento e entrepostos de mel foram construídas ou requalificadas. Na COARP, os avanços vão além da estrutura física: “Hoje conseguimos migrar os apiários com o caminhão adquirido para a cooperativa e agilizarmos a produção com uma usina de cera industrial, substituindo o antigo processo manual”, Rafael Bispo, coordenador financeiro da Coarp.

Outra beneficiada é a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), que reúne 215 cooperados. A entidade recebeu uma máquina rotuladora industrial e um novo equipamento para produção de sachês, o que amplia as possibilidades de comercialização do mel e dá fôlego para novos projetos. “Com esses equipamentos, conseguimos fracionar e rotular o mel de forma padronizada e mais justa. A agroindustrialização abre portas para trabalharmos com novos produtos, como própolis e mel composto”, explica o presidente da cooperativa, Rafael Farias.

Com investimentos contínuos em infraestrutura, capacitação técnica e inovação, o Governo do Estado, por meio da CAR, fortalece a apicultura como atividade estratégica para o desenvolvimento rural, geração de renda e valorização da agricultura familiar na Bahia.

Fonte: Ascom/CAR
Foto: André Frutuôso

Related posts

Vai mudar de endereço? Veja como evitar surpresas na conta de água

Fulvio Bahia

Cruz das Almas: Inscrições para oficinas do Projeto Saber para Crescer voltadas para empreendedores podem ser feitas até 24 de abril

Fulvio Bahia

Jequié: Prefeitura prepara para Rua Félix Gaspar a estrutura da área de alimentação e bebidas do circuito do São João

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais