BrasilCannabis MedicinalCiênciaCinemaCulturaImprensaPesquisasSaúdeSaúde MentalTratamento Alternativo

“O Preço da Cura”: documentário sobre Cannabis medicinal estreia em SP

Em sessão gratuita, documentário “O Preço da Cura” estreia em São Paulo e amplia o debate sobre o uso medicinal da Cannabis no Brasil

No próximo sábado, 26 de abril, a Nave Coletiva — sede da Mídia Ninja em São Paulo — recebe a sessão de estreia do documentário “O Preço da Cura”. O filme explora histórias reais de brasileiros que encontraram na Cannabis uma alternativa para tratar condições de saúde e ter mais qualidade de vida.

A sessão começará às 16h20 — horário simbólico para a comunidade canábica — com entrada gratuita mediante inscrição. Paralelamente, o documentário será lançado no canal do YouTube Cultlight, onde ficará disponível gratuitamente.

Em entrevista, Mônica Barcelos (diretora) e Dr. PV (produtor e médico) detalharam os bastidores da produção, os desafios enfrentados e o impacto que esperam causar com a obra.

Inspiração na prática clínica

Com experiência na prescrição de medicamentos à base de Cannabis, Dr. PV acompanha o tratamento de centenas de pessoas em sua clínica (Instituto Manga Rosa), que administra junto com Mônica. A diretora relatou que o contato diário com pacientes os motivou a criar “O Preço da Cura”.

“O Dr. PV, como médico, sempre ouviu histórias nas consultas. E ele falava: ‘Olha, hoje eu ouvi uma história que precisava ser contada.’ Isso foi gerando na gente uma urgência de falar sobre o tema do ponto de vista de pessoas comuns que tiveram as suas vidas transformadas com a planta.”

Dentre elas, a gente escolheu a história da Clara, com a família, a Deborah [mãe da Clara] e o Gabriel [irmão]. A Clara tem o diagnóstico de transtorno do espectro autista e epilepsia; e o Gabriel, irmão dela, tem depressão. Tudo começou com a Clara e depois o Gabriel também entrou no tratamento.”

Cartaz do filme O Preço da Cura.

Como falar sobre um tema polêmico

O grande desafio do projeto, segundo os realizadores, foi dialogar com quem está ‘fora da bolha’ — pessoas sem familiaridade com a Cannabis ou ativismo relacionado. Mônica destacou que depoimentos como os da família de Clara e de um vereador evangélico são essenciais para reduzir preconceitos.

“Quando a gente traz uma mãe que diz: ‘eu nunca fumei maconha, não tenho nenhuma experiência com isso, não sei o que é um baseado, mas eu escolhi plantar maconha escondida no meu quintal para salvar a vida da minha filha.’

Quando você traz um vereador evangélico dizendo: ‘Eu sou evangélico, cheguei para o meu pastor e falei: ‘eu vou fazer uma lei de maconha, porque isso salvou a vida do meu filho e tem que salvar a vida de outras crianças’.

Esse discurso é muito importante para quem está fora da bolha.”

Além de depoimentos da família de Clara, “O Preço da Cura” também aborda o pioneirismo do município de Armação dos Búzios, no estado do Rio de Janeiro. Foi nessa cidade praiana que foi aprovada a primeira lei de distribuição de medicamentos à base de Cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, Búzios foi o primeiro lugar onde a lei entrou em vigor, começando em 2023 a entrega dos produtos com canabinoides sem custos para os pacientes.

A evolução de Clara

A trajetória de Clara Raps, a personagem principal do documentário, é parecida com a de diversas crianças dentro do espectro do autismo: a vida dela e da família foi dividida em ‘antes’ e ‘depois’ da inclusão de medicamentos à base de Cannabis no tratamento.

Dr. PV acompanha o tratamento da Clara e falou sem dar spoilers sobre a evolução da condição da menina.

“A Deborah passou muitos anos buscando esse diagnóstico, tratando a Clara com medicações alopáticas, que dopavam, que sedavam a Clara, sem conseguir evoluir em muitas coisas. A Clara era não verbal, não tinha uma coordenação motora adequada, não conseguia assimilar e aprender.

A Clara nas palavras da Débora está cada dia mais festeira.”

Sessão de estreia do documentário “O Preço da Cura”

Se você está na cidade de São Paulo, não perca a estreia dessa incrível obra audiovisual.

📅 26 de abril, sábado
🕓 16h20
📍 Nave Coletiva – Rua José Bento, 106 – Cambuci, São Paulo, SP
🎟 Entrada gratuita com inscrição antecipada
🔗 Inscreva-se aqui

Confira abaixo o trailer do filme.

Fonte: Cannabis & Saúde
Imagem: Divulgação

Related posts

Brasil pode retomar certificação de país livre de sarampo

Fulvio Bahia

Arte em mural da Casa da Cultura de Saubara é motivo de orgulho da população e turistas

Fulvio Bahia

Prêmio celebra os 23 anos da Lei da Aprendizagem

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais