BrasilEconomiaServiços

O volume de serviços na Bahia cresceu 0,6% em dezembro e fechou 2023 com alta de 6,7%

Em dezembro de 2023, o volume de serviços na Bahia, na comparação com novembro, cresceu 0,6%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Nessa comparação, a Bahia acompanhou o comportamento positivo da média nacional (0,3%) e recuperou totalmente a perda registrada em novembro (-0,2%). Dos 12 meses do ano de 2023, essa foi a sétima ampliação registrada.

Na comparação com dezembro de 2022, o setor cresceu 4,4%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para a atividade de Serviços de informação e comunicação (18,8%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (10,4%) e Serviços prestados às famílias (4,8%). Por outro lado, as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,4%) e Outros serviços (-18,6%) recuaram. Nessa análise cabe destacar que o resultado da Bahia é superior à média nacional (-2,0%).

Se comparado com o quarto trimestre de 2022, o setor avançou 5,6%. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para Serviços de informação e comunicação (14,9%), seguido por Serviços profissionais, administrativos e complementares (13,3%), Serviços prestados às famílias (3,6%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,1%). Por outro lado, apenas Outros serviços (-11,1%) recuou. O resultado da Bahia no trimestre foi também superior à média nacional (0,2%).

No acumulado do ano, o setor expandiu 6,7%, comparado ao ano de 2022. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para Serviços de informação e comunicação (13,8%), que mais uma vez contabilizou a variação mais expressiva, seguido por Serviços profissionais, administrativos e complementares (9,0%), depois Serviços prestados às famílias (7,8%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,7%). O grupo de Outros serviços (-0,3%) retraiu. Também no acumulado do ano, a Bahia obteve resultado superior à média nacional (2,3%).

O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 0,7% em dezembro e fechou 2023 com alta de 11,4%

Em dezembro de 2023, o índice de atividades turísticas no Brasil ampliou 1,4% ante o mês imediatamente anterior, após mostrar dois resultados negativos consecutivos, período em que registrou uma perda acumulada de 3,3%. Em termos regionais, oito dos 12 locais pesquisados acompanharam esse movimento de expansão verificado na atividade turística nacional. Nessa comparação, a Bahia (0,7%) apontou a variação positiva menos expressiva.

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mês de dezembro do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 1,4%. Em termos regionais, sete dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (0,5%) apontou a variação positiva menos expressiva.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 3,6%, no quarto trimestre do ano de 2023, frente a igual período de 2022. Em termos regionais, oito dos doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar que a Bahia (3,8%) apontou a quinta variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 6,9%, no acumulado do ano de 2023, frente a igual período de 2022. Em termos regionais, dez dos doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise, a Bahia (11,4%) apontou a terceira variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Divulgação

Related posts

Número de bares e restaurantes com prejuízo em agosto aumenta 5%

Fulvio Bahia

Segunda fase do Desenrola começa com leilões de descontos

Fulvio Bahia

Comissão debate cobertura de tratamento de pessoas com autismo pelos planos de saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais