A competição mundial de natação em águas abertas volta a reunir atletas de todo o país e do exterior na capital baiana
O mar de Salvador volta a receber pela segunda vez o maior circuito mundial amador de natação em águas abertas. Neste sábado (29/03) e domingo (30/03), Oceanman Brazil reunirá 670 atletas de todo o país e do exterior em cinco provas, com base de chegada no Porto da Barra. Nesta edição, a cidade receberá atletas de 20 países e 20 estados e quase 50 cidades fora de Salvador, que, em 2024, recebeu a primeira edição do evento no país.
Na manhã de domingo, a partir das 7hs, serão realizadas as provas principais: a Oceanman (10 km), com largada da Praia da Boa Viagem e chegada no Porto da Barra, e a Half Oceanman (5 km), com largada do Terminal Náutico e chegada no Porto da Barra. No sábado, a partir das 7hs, acontece a prova infantil OceanKids (500m), largada e chegada no Porto da Barra, a Sprint (2 KM), com largada do Yacht Clube e chegada no Porto da Barra, e a OceanTeams (500m), com largada e chegada no Porto da Barra.
O Oceanman realiza etapas seletivas em 35 países, que classifica os melhores atletas para o Mundial, que acontecerá em dezembro em local ainda não definido. Além de Salvador, as provas serão realizadas em São Paulo e Rio de Janeira, em datas ainda não definidas
“Gosto do desafio de nadar em águas abertas, e amo a conexão com a água e com o mar. É como se estivéssemos mais próximos de Deus. O mais bacana de provas como a do Oceanman é que 99% do público são atletas amadores, que estão cada vez mais descobrindo essa paixão da natação em águas abertas. Aqui não existe perdedor, todos que terminam a prova são vitoriosos, porque deixaram para trás um baita desafio que é nadar no mar”, conta Poliana Okimoto, medalhista olímpica e embaixadora do evento.
Além de Poliana Okimoto, a medalhista olímpica Sharon Van Rounwendaal atua como embaixadoras do evento. O Oceanman sempre é realizado em lugares paradisíacos, como a Tailandia, Grécia, Egito e Dubai. O evento mistura esporte e turismo, já que as famílias dos atletas acompanham as etapas pelo mundo e se hospedam em média por 5 dias no destino.
“A data de aniversário de Salvador é importante para fomentar o esporte na nossa Baia de Todos os Santos, nadando próximo a inúmeros monumentos históricos que estão nas suas margens e contando um pouco da história da cidade. Além de inserir muitos atletas de projetos sociais da prefeitura de Salvador e portadores de deficiência, que neste evento é tratado com INSPIRATION pela sua condição em inspirar novos adeptos em nadar no mar.” Comenta Beto Porciúncula, diretor do evento.
A realização do Oceanman conta com a Prefeitura de Salvador junto com Saltur, Sempre e Secretaria do Mar. O evento tem o apoio do Shopping da Bahia, Ultrabar, Disk bananas, Hydrus, Farmô, Oliverde, Ultra cofee, Jungle, Du Pelô, Explosão do Açaí, Casa Esportiva , Hotel Vila Gale, Avatim e Dengo.
Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa