EsporteSalvador

Oceanman Brazil acontece neste sábado (29) e domingo (30) dentro das festividades do aniversário de Salvador

A competição mundial de natação em águas abertas volta a reunir atletas de todo o país e do exterior na capital baiana


O mar de Salvador volta a receber pela segunda vez o maior circuito mundial amador de natação em águas abertas. Neste sábado (29/03) e domingo (30/03), Oceanman Brazil reunirá 670 atletas de todo o país e do exterior em cinco provas, com base de chegada no Porto da Barra. Nesta edição, a cidade receberá atletas de 20 países e 20 estados e quase 50 cidades fora de Salvador, que, em 2024, recebeu a primeira edição do evento no país.

Na manhã de domingo, a partir das 7hs, serão realizadas as provas principais: a Oceanman (10 km), com largada da Praia da Boa Viagem e chegada no Porto da Barra, e a Half Oceanman (5 km), com largada do Terminal Náutico e chegada no Porto da Barra. No sábado, a partir das 7hs, acontece a prova infantil OceanKids (500m), largada e chegada no Porto da Barra, a Sprint (2 KM), com largada do Yacht Clube e chegada no Porto da Barra, e a OceanTeams (500m), com largada e chegada no Porto da Barra.

O Oceanman realiza etapas seletivas em 35 países, que classifica os melhores atletas para o Mundial, que acontecerá em dezembro em local ainda não definido. Além de Salvador, as provas serão realizadas em São Paulo e Rio de Janeira, em datas ainda não definidas

“Gosto do desafio de nadar em águas abertas, e amo a conexão com a água e com o mar. É como se estivéssemos mais próximos de Deus. O mais bacana de provas como a do Oceanman é que 99% do público são atletas amadores, que estão cada vez mais descobrindo essa paixão da natação em águas abertas. Aqui não existe perdedor, todos que terminam a prova são vitoriosos, porque deixaram para trás um baita desafio que é nadar no mar”, conta Poliana Okimoto, medalhista olímpica e embaixadora do evento.

Além de Poliana Okimoto, a medalhista olímpica Sharon Van Rounwendaal atua como embaixadoras do evento. O Oceanman sempre é realizado em lugares paradisíacos, como a Tailandia, Grécia, Egito e Dubai. O evento mistura esporte e turismo, já que as famílias dos atletas acompanham as etapas pelo mundo e se hospedam em média por 5 dias no destino.

“A data de aniversário de Salvador é importante para fomentar o esporte na nossa Baia de Todos os Santos, nadando próximo a inúmeros monumentos históricos que estão nas suas margens e contando um pouco da história da cidade. Além de inserir muitos atletas de projetos sociais da prefeitura de Salvador e portadores de deficiência, que neste evento é tratado com INSPIRATION pela sua condição em inspirar novos adeptos em nadar no mar.” Comenta Beto Porciúncula, diretor do evento.

A realização do Oceanman conta com a Prefeitura de Salvador junto com Saltur, Sempre e Secretaria do Mar. O evento tem o apoio do Shopping da Bahia, Ultrabar, Disk bananas, Hydrus, Farmô, Oliverde, Ultra cofee, Jungle, Du Pelô, Explosão do Açaí, Casa Esportiva , Hotel Vila Gale, Avatim e Dengo.

Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa

Related posts

Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe

Fulvio Bahia

Movimento Ocupa Pelô Literário reúne escritores e artistas independentes em programação paralela à Flipelô

Fulvio Bahia

Estação BRT Vasco da Gama passa a funcionar a partir deste sábado (22)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais