A saúde bucal está ao alcance dos estudantes da rede estadual de ensino da Bahia graças ao Odontomóvel, uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB) que, desde o início do ano letivo, já realizou mais de 23 mil atendimentos. Nesta semana, 14 unidades escolares dos municípios de Cardeal da Silva, Itapetinga, Itapé, Igaporã e Conceição do Coité serão contempladas com serviços que abrangem desde avaliação dentária até procedimentos como limpeza, restauração, tratamento de canal, cirurgias odontológicas e exames radiológicos.
A ação, que toda semana percorre uma região da Bahia, integra o Programa Saúde Mais Perto nas escolas do Governo do Estado. A partir desta segunda-feira (13), o Odontomóvel deverá atender mais de sete mil estudantes de cinco Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). No NTE 4 de Serrinha, por exemplo, alunos de oito unidades escolares estão sendo assistidos até o próximo sábado (18). É o caso do Colégio Polivalente de Tempo Integral de Conceição do Coité, onde estudam Gidelson Araújo Santana, 15 anos, e Laerte Souza de Oliveira, 18. Para eles, o acesso aos serviços na escola é uma oportunidade importante. “Muitas pessoas não têm a chance de cuidar da saúde bucal com essa facilidade”, ressalta o jovem Laerte.
Na região de Itapetinga, a ação está centralizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, onde devem participar também os estudantes dos colégios estaduais de Tempo Integral Alfredo Dutra e Polivalente de Itapetinga, totalizando mais de dois mil atendimentos até o próximo sábado (18). Entre eles está José Kauan Paiva, aluno da 1ª série, que diz ser mais fácil priorizar a saúde no ambiente escolar. “Um sorriso bonito não apenas ilumina o rosto, como reflete em uma boa saúde e autoconfiança. Temos que aproveitar as oportunidades que a escola nos oferece. O cuidado com os dentes vai além da estética: é sobre investir na nossa qualidade de vida”, considera.
É a primeira vez que o projeto chega diretamente aos estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã, localizado no município do mesmo nome. Segundo a equipe de educadores, o sucesso da ação, que no primeiro dia já está envolvendo todos os estudantes, consiste em disponibilizar um serviço imprescindível dentro da própria escola. “Despertar o cuidado com a saúde bucal entre os adolescentes reflete na prevenção de problemas futuros e melhora a autoestima desses jovens”, completa Tiago Alencar, diretor da unidade.
Odontomóvel
Unidade móvel equipada com consultório, o Odontomóvel permite que equipes de até dez dentistas especializados, acompanhados por outros profissionais da área, realizem atendimentos. Para ter acesso ao serviço, os interessados deverão apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com os documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam também com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.
Fonte: Ascom/SEC
Foto: Divulgação