Meio AmbientereciclagemSalvadorSustentabilidade

Ondina recebe 11ª Casa So+ma de Salvador

A capital baiana foi beneficiada com mais uma unidade da Casa So+ma. O novo espaço funciona na Rua Nossa Senhora de Fátima, 2829, em Ondina. A entrega foi realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com as startups de impacto socioambiental iWrc Brasil e Ocean Conservancy Brasil, nesta quinta-feira (4).

Com a inauguração, os soteropolitanos passam a contar com 11 unidades distribuídas pela cidade. Desde a abertura dos primeiros espaços, há três anos, o projeto cadastrou quase 22 mil famílias, resultando em cerca de 3 mil toneladas de materiais reciclados recebidos e desviados do aterro sanitário.

Moradora da região, a idosa Ediemes Oliveira, 73 anos, comemorou a instalação do espaço próximo à residência. Ela fez questão de participar da inauguração e foi uma das primeiras a utilizar o contêiner ao descartar latas, embalagens de leite e papelão.

“Levava na Casa So+ma do Rio Vermelho e, agora, tem um bem pertinho de casa. Adorei!”, disse. Ediemes ainda fez questão de pontuar a importância da coleta seletiva. “Cuidamos do meio ambiente e ainda ajudamos as cooperativas”, pontuou.

Todo o material recolhido na Casa So+ma de Ondina será encaminhado à Cooperativa do Bariri. Para o presidente da instituição, Eliás Júnior, há uma grande expectativa com relação ao novo espaço. “Trata-se de uma área nobre da cidade, à beira mar. Esperamos a colaboração da comunidade, reforçando que o descarte seletivo visa a preservação do meio ambiente e geração de emprego e renda, que para nós é muito importante”, destacou.

Ampliação – Durante a entrega, o secretário da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euller, comemorou o sucesso da iniciativa. Segundo ele, a meta da gestão é alcançar 20 Casas So+ma até o final do ano.

O gestor aproveitou a oportunidade para convidar a população a aderir a coleta seletiva. “Convido a população a trazer seu resíduo reciclado, lavado e separado de casa. Levem para um local adequado e o material terá a destinação correta. Além disso, há uma pontuação de incentivo com oferta de vantagens, gerando uma moeda virtual que pode ser trocada por itens”, completou.

A fundadora e CEO da So+ma, Cláudia Pires, explicou que o programa está entrando na segunda fase de expansão em Salvador. “Estamos extremamente felizes com a jornada de engajamento na cidade. Nosso objetivo é construir um novo comportamento da população em relação aos materiais recicláveis, avançando rumo a uma política pública que promova a sustentabilidade e geração de emprego e renda”, frisou a ambientalista.

Os resíduos recebidos pelas casas So+ma de Salvador são recolhidos pelas cooperativas parceiras das startups. Os recicláveis são vendidos pelos colaboradores para usinas recicladoras, gerando fonte de renda para os trabalhadores. Ao longo desses três anos, foram R$687.744 de apoio financeiro direto a quatro cooperativas.

Como funciona – Os participantes que levarem os resíduos para as Casas So+Ma podem se cadastrar pelo aplicativo, somar pontos ao entregar os materiais e continuar a trocar esta pontuação por benefícios como cursos, descontos em aplicativos e no comércio local, alimentos e itens de higiene. Gratuito, o projeto funciona de forma simples: o cidadão baixa o aplicativo So+ma Vantagens ou vai até uma Casa So+ma, faz o cadastro e começa a levar os materiais recicláveis, separados por tipo (vidro, plástico, sucata e outros) e limpos, para ganhar pontos.

Esses pontos podem ser trocados por diversas recompensas ou doados para organizações sociais. O cidadão tem seu próprio extrato ambiental, sabe o que economizou e qual o ranking de reciclagem. Desde o início das ações, em Salvador, as unidades ofertaram 98.345 mil itens em trocas por pontos e promoveram 89 cursos de capacitação.

Ganhos ao meio ambiente – O reflexo ambiental do trabalho das casas So+ma resultou em 76 mil toneladas de CO2 a menos na atmosfera, economia de 166 milhões litros de água e 28.776 árvores salvas. Para o CEO da iWrc Brasil e representante da Ocean Conservancy, no Brasil, Michael Maggio, o novo espaço além de fomentar a sustentabilidade, conectará a comunidade às cooperativas de reciclagem.

“Nossa campanha ‘Nenhum lixo deixado para trás’ tem o objetivo de ajudar a manter nossas praias e comunidades livres de resíduos, educar os frequentadores sobre reciclagem e recompensar as cooperativas pelo trabalho que fazem. Estamos extremamente animados em oferecer educação através da iWrc University para as cooperativas de reciclagem participantes e recompensas para a comunidade através do Programa So+ma Vantagens”, declarou.

Otimista, Maggio aposta na expansão do programa. “O apoio da Prefeitura de Salvador e de outros atores participantes tornou este esforço possível e merecedor de nosso agradecimento e reconhecimento. Esperamos que o sucesso deste programa incentive outros a participar e se juntar a nós na celebração de praias e comunidades mais limpas através de nossos esforços”, frisou.

Localização – Em Salvador, as demais Casas So+ma ficam no Espaço Wilson Son’s (Avenida Engenheiro Oscar Pontes, 97); Cajazeiras (Campo da Pronaica); Imbuí (Praça do Imbuí – Avenida Jorge Amado); Mussurunga/Assaí (Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240); Patamares (Avenida Ibirapitanga, Patamares – em frente à Escola Pan Americana da Bahia, ao lado da parada de ônibus); Periperi (Praça da Revolução); Pilar (Rua do Pilar, Comércio); Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães); Ribeira (Largo do Papagaio); Rio Vermelho (Vila Caramuru – Praça Caramuru, 2); e Stella Maris (Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n).

Os horários de atendimento da maioria das unidades é das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta, e das 9h às 13h aos sábados. No dia a dia, a maioria das casas recebem plástico, papel, metal, alumínio, vidro, óleo usado e eletrônicos.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Deputado Robinson anuncia ingresso de ADI contra espigões no Rio Vermelho; “impedir crime ambiental”

Fulvio Bahia

Confira as vagas de empregos oferecidas pelo SineBahia nesta quinta (22)

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador vai contratar 42 ex-estagiários por meio do programa Nossos Talentos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais