Agricultura FamiliarMeio AmbienteSustentabilidade

ONG baiana une catadoras(es) autônomos e cooperativados para ação socioambiental em Salvador

Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária contará com coleta seletiva solidária

De 13 a 17 de dezembro de 2023, no Parque Costa Azul, em Salvador, o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) promoveação socioambiental, junto com 12 associações e cooperativas da capital baiana, que integram o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia (FLC/BA),reunindo de maneira inédita, os catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados para realização conjunta da ação denominada Nossa Feira tem Coleta Seletiva Solidária, durante a 14ª edição da Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária.  

A proposta inovadora idealizada pelo CAMA, que tem 27 anos de atuação, estado da Bahia, com destaque para o fomento e apoio ao trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis do estado, visa não apenas contribuir para a redução dos impactos socioambientais, mas também fomentar a economia solidária, o protagonismo desses profissionais na preservação do meio ambiente e a inovação, por meio de uma tecnologia socioambiental. Além de gerar trabalho e renda, através da gestão e comercialização de resíduos sólidos gerados durante o evento. A proposta conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Para realizar as atividades previstas será instalada uma Central de Apoio ao Catador(a), e os profissionais realizarão a coleta dos materiais recicláveis, utilizando sacolas retornáveis, produzidas de lonas (banners) reaproveitadas, feitas pelas costureiras do empreendimento econômico solidário, Costura Solidária Sustentável, apoiado pelo CAMA.

Segundo Joilson Santana, coordenador executivo do CAMA, “O trabalho de coleta seletiva solidária, que será desenvolvido é resultado de uma tecnologia socioambiental da ONG CAMA, que unirá pela primeira vez, os catadores(as) de materiais recicláveis autônomos, ou seja, aqueles que não fazem parte de associações e cooperativas, junto com os profissionais integrantes dos seguintes empreendimentos econômicos solidários: Canore, Camapet, Cooperes, Cooperbari, Crun, Coopebrava, Coocreja, Caec, Cooperguary, Cooperlix, Canarecicla e Coleta Cidadã, para a execução do serviço de gestão dos resíduos sólidos em um grande evento”.

Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundada em 1995, no bairro dos Alagados, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. A missão é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Luís Eduardo Magalhães: Viveiro Municipal abriga 4 mil mudas de espécies do Cerrado

Fulvio Bahia

Inscrições para edital de fomento a apicultura e meliponicultura na Bahia são prorrogadas até 24 de maio

Fulvio Bahia

SOS Mata Atlântica mapeia 1,5 mil unidades de conservação municipais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais