Uncategorized

ONU apoia eventos em homenagens às mulheres negras no Pelourinho

O Fundo de População das Nações Unidas é uma das organizações apoiadoras responsáveis por trazer nomes internacionais ao renomado Festival Latinidades, na edição Salvador

O UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi) e o Instituto Afrolatinas, apóia a realização de uma série de atividades em Salvador, neste final de semana, entre os dias 29 e 30 de Julho, dentro do Festival Latinidades. Estas atividades acontecem dentro das comemorações alusivas ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e dia nacional da líder quilombola Tereza de Benguela e da mulher negra.

O UNFPA tem sido apoiador do Festival Latinidades ao longo dos últimos anos. Nesta 16a edição, o Fundo de População, em parceria com o Instituto Afrolatinas e com a SEPROMI, promove realização da ação que integra a agenda do Julho das Pretas, em três eventos específicos: o II Concerto Internacional de Combate ao Racismo, a partir das 17h do sábado (29), no Largo Quincas Berro d’água, Pelourinho; o lançamento da publicação “Da Lei do Ventre Livre aos dias atuais: Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres negras no Brasil sob uma perspectiva histórica” e a pré-estréia do filme/documentário “Corpos Invisíveis (2023)”, ambos das 14h às 17h, no Cine Teatro do Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho.

Música e poesia no Centro

O II Concerto Internacional de Combate ao Racismo é realizado e organizado pelo Instituto Afrolatinas e conta com apoio do Fundo de População das Nações Unidas na articulação e participação dos músicos internacionais. Com shows de artistas de Cuba, Haiti, Costa Rica, Porto Rico, Gana, Malawi e Brasil, o evento terá apresentações de artistas como Banda Panteras Negras, Slam das Minas Bahia e internacionais, como o cantor ganês Rocky Dawuni, a cantora cubana La Dame Blanche, a poetisa costa-riquense Shirley Campbell Barr, entre outros.

Debate e cinema no Pelô

Às 14h, do domingo (30), no Cine Teatro do Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, ocorrerá o lançamento da publicação “Da Lei do Ventre Livre aos dias atuais: Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres negras no Brasil sob uma perspectiva histórica”, com a presença da Dra. Epsy Campbell, Presidenta do Fórum Permanente de Afrodescendentes das Nações Unidas. Além de Epsy, contará com a presença de Luana Silva, Oficial de Gênero, Raça e Etnia do UNFPA, Ângela Guimarães, Secretária Estadual de Política de Promoção da Igualdade Racial, dos Povos e Comunidades Tradicionaise Cinthia Cunha, pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia e autora da publicação.

Importante destacar a presença da Dra. Epsy Campbell Barr, economista e política costa-riquenha, conhecida por ser a primeira mulher e afrodescendente a assumir a Vice-presidência de seu país (2018 – 2022), também é reconhecida como a primeira afrodescendente eleita vice-presidente de um país na América Latina. Atualmente, Dra. Epsy Campbell é Presidenta do Fórum Permanente para Afrodescendente das Nações Unidas. O Fórum faz parte das iniciativas da Assembleia Geral das Nações Unidas no âmbito da Década Internacional de Afrodescendentes e tem como mandato a contribuição para a plena inclusão política, econômica e social das pessoas afrodescendentes.

Às 16h, no mesmo local, será realizada a pré-estreia do filme/documentário intitulado “Corpos Invisíveis” (2023). A sinopse revela que o documentário aborda o apagamento social dos corpos negros femininos, trazendo as vivências pessoais e artísticas de onze mulheres negras. Ao discutirem temas como identidade, memória coletiva, ancestralidade, afetividades e maternidade, essas mulheres se afirmam como corpos políticos, buscando visibilizar suas múltiplas formas de ser, existir e resistir. O filme traz à tona a pergunta crucial: o que é ser mulher negra no Brasil? Logo após a exibição, às 17h20min, haverá uma roda de conversa com a diretora do documentário, Quezia Lopes.

Mais informações: https://latinidades.afrolatinas.com.br/ba/
Ingressos para o concerto: https://www.sympla.com.br/evento/shows-do-ii-concerto-internacional-contra-o-racismo-pelos-direitos-das-mulheres-negras/2091237

Informações:
Midiã Noelle – (71) 993276643 – Consultora UNFPA para o evento
Thainá Kedzierski – (45) 99956-2381 – Comunicação UNFPA

Fonte / Foto: Assessoria UNFPA

Related posts

Mulheres Pretas na Educação é tema de roda de conversa no Centro de Cultura

Fulvio Bahia

Prêmio Maria Felipa comemora 15 anos homenageando o talento e a força das mulheres negras

Fulvio Bahia

Atletismo: Brasileiros seguem na Europa por índices e pontos no Ranking

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais