BrasilImprensaTecnologia

Open source intelligence será destaque em conferência brasileira de jornalismo de dados

Projeto jornalístico que capacita organizações da sociedade civil, profissionais de imprensa e cidadãos a utilizarem dados de forma eficaz e assim desenvolver iniciativas voltadas à diminuição das desigualdades sociais, a Escola de Dados vai realizar nos dias 18 e 19 de novembro a oitava edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais.

Batizado de Coda.Br, o evento acontece em São Paulo e promete reunir em sua programação de paineis e oficinas especialistas para discutir temas como automação no jornalismo, inteligência artificial, usos de dados em reportagens investigativas, gênero, justiça climática, direitos humanos, geodados e linguagens de programação.

Conflito Israel-Hamas

Representantes de diversos veículos de notícias, como Agência Mural, Fiquem Sabendo, InfoAmazonia, Ponte Jornalismo e Gênero e Número, devem marcar presença na conferência, cujos ingressos podem ser adquiridos no site da Escola de Dados. Os valores partem de R$ 150 e dão direito a assisitir presencialmente aos dois dias do evento.

A programação promete ainda ênfase em ensinamentos e dicas sobre o conjunto de técnicas e metodologias destinadas à realização de investigações digitais. Tendo ganhado relevância extra na esteira do conflito Israel-Hamas, o tema é conhecido pelo acrônimo OSINT, que remete à expressão em inglês “open source intelligence”, que pode ser traduzida justamente pela ideia de informação retirada de dados públicos.

A edição 2023 da Coda.Br também contará com a entrega do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, que tem apoio da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Fonte: Portal Imprensa
Imagem: Divulgação

Related posts

Eco Nordeste lança projeto focado em conteúdos de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia

Fulvio Bahia

Setembro Amarelo: Plataforma IdeiaSUS Fiocruz destaca práticas do SUS na prevenção ao suicídio

Fulvio Bahia

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais