Para garantir o melhor e mais seguro carnaval de todos tempos aos baianos e turistas, a Guarda Civil Municipal atuará com 955 agentes que estarão operando nas ruas durante todo o período da festa. Além das ações de proteção ao patrimônio público, a Operação da GCM para o carnaval contará também com agentes distribuídos em 37 postos, realizando patrulhamento preventivo para coibir práticas delituosas. Os agentes serão distribuídos em 10 bases operacionais, vão prestar apoio diversas secretarias municipais e atuar na segurança de autoridades. No total, serão 13 secretarias atendidas pela GCM, a exemplo da Transalvador com apoio nas barreiras de trânsito e na Operação “Respeite a Vida”.
Além disso, a Guarda Municipal também acompanhará a Secretaria de Ordem Pública, nas ações de fiscalização aos vendedores ambulantes. “Apesar de já ser um serviço bem orquestrado, o carnaval é sempre um termômetro para medir nossa operação. Como o volume de trabalho é muito grande, podemos avaliar a Guarda em todas as pontas de atuação, e realizar ajustes pontuais durante o período da festa”, analisa Marcelo Silva, inspetor geral da instituição.
Monitoramento eletrônico– Serão mais de 100 câmeras espalhadas estrategicamente ao longo de todos os circuitos, para otimizar o trabalho do agentes, fazer o acompanhamento em tempo real direto da central de videomonitoramento da GCM e atender os chamados com mais eficiência. “Segurança pública não se faz apenas com o agente na rua. A Guarda tem hoje uma estrutura muito robusta e integrada e por meio da nossa central de videomonitoramento, as ocorrências são deliberadas de forma mais estratégica. Para o carnaval, elaboramos um mega planejamento de segurança para previnir e identificar possíveis ocorrências. Teremos guardas operando em todos os circuitos, atuação do nosso serviço de inteligência e equipes realizando diversas ações em prol dos foliões que forem curtir a festa”, afirma Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção a Violência da Guarda Civil Municipal de Salvador.
Santo Antônio Além do Carmo – O circuito, cada vez mais procurado por baianos e turistas, conta com 180 agentes, além do reforço do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), para garantir a segurança de quem for aproveitar a folia no Carmo.
Identificação de crianças – Ação pioneira desde 2017, a GCM também vai realizar a identificação de crianças e pessoas com deficiência, trazendo mais segurança aos pequenos foliões e mais tranquilidade aos pais e responsáveis.
Documentos perdidos – Como de costume, a GCM fará o recolhimento de documentos encontrados ao longo do percurso. Eles serão devidamente higienizados, catalogados pelos agentes e, durante o carnaval de 2025, ficarão disponíveis, das 7h às 19h, para retirada na Base da Guarda Civil Municipal, na Estação da Lapa. Após a folia momesca, os documentos serão levados para a sede da Guarda Civil Municipal, na Avenida San Martin e a lista será disponibilizada para consulta no site da Guarda, no ícone dos “Achados e Perdidos”.
Fonte / Foto: Ascom GCM