BahiaCarnavalGuarda Civil MunicipalPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSegurança Pública

Operação Carnaval: GCM atuará com aproximadamente mil guardas municipais

Para garantir o melhor e mais seguro carnaval de todos tempos aos baianos e turistas, a Guarda Civil Municipal atuará com 955 agentes que estarão operando nas ruas durante todo o período da festa. Além das ações de proteção ao patrimônio público, a Operação da GCM para o carnaval contará também com agentes distribuídos em 37 postos, realizando patrulhamento preventivo para coibir práticas delituosas. Os agentes serão distribuídos em 10 bases operacionais, vão prestar apoio diversas secretarias municipais e atuar na segurança de autoridades. No total, serão 13 secretarias atendidas pela GCM, a exemplo da Transalvador com apoio nas barreiras de trânsito e na Operação “Respeite a Vida”.

Além disso, a Guarda Municipal também acompanhará a Secretaria de Ordem Pública, nas ações de fiscalização aos vendedores ambulantes. “Apesar de já ser um serviço bem orquestrado, o carnaval é sempre um termômetro para medir nossa operação. Como o volume de trabalho é muito grande, podemos avaliar a Guarda em todas as pontas de atuação, e realizar ajustes pontuais durante o período da festa”, analisa Marcelo Silva, inspetor geral da instituição.

Monitoramento eletrônico– Serão mais de 100 câmeras espalhadas estrategicamente ao longo de todos os circuitos, para otimizar o trabalho do agentes, fazer o acompanhamento em tempo real direto da central de videomonitoramento da GCM e atender os chamados com mais eficiência. “Segurança pública não se faz apenas com o agente na rua. A Guarda tem hoje uma estrutura muito robusta e integrada e por meio da nossa central de videomonitoramento, as ocorrências são deliberadas de forma mais estratégica. Para o carnaval, elaboramos um mega planejamento de segurança para previnir e identificar possíveis ocorrências. Teremos guardas operando em todos os circuitos, atuação do nosso serviço de inteligência e equipes realizando diversas ações em prol dos foliões que forem curtir a festa”, afirma Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção a Violência da Guarda Civil Municipal de Salvador.

Santo Antônio Além do Carmo – O circuito, cada vez mais procurado por baianos e turistas, conta com 180 agentes, além do reforço do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), para garantir a segurança de quem for aproveitar a folia no Carmo.

Identificação de crianças – Ação pioneira desde 2017, a GCM também vai realizar a identificação de crianças e pessoas com deficiência, trazendo mais segurança aos pequenos foliões e mais tranquilidade aos pais e responsáveis.

Documentos perdidos – Como de costume, a GCM fará o recolhimento de documentos encontrados ao longo do percurso. Eles serão devidamente higienizados, catalogados pelos agentes e, durante o carnaval de 2025, ficarão disponíveis, das 7h às 19h, para retirada na Base da Guarda Civil Municipal, na Estação da Lapa. Após a folia momesca, os documentos serão levados para a sede da Guarda Civil Municipal, na Avenida San Martin e a lista será disponibilizada para consulta no site da Guarda, no ícone dos “Achados e Perdidos”.

Fonte / Foto: Ascom GCM

Related posts

Projeto do Sebrae vai incentivar geração de renda no Nordeste

Fulvio Bahia

Em Valente, governador entrega requalificação de trechos da BA-120 e BA-416, além de nova pista do aeródromo da cidade

Fulvio Bahia

‘Um Anarriê Pra Casar’ leva shows gratuitos ao Pelourinho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais