FiscalizaçãoPrefeitura Municipal de SalvadorSão JoãoTransalvadorTransporte

Operação São João da Semob fiscaliza transporte clandestino em Salvador  

O foco da abordagem são veículos suspeitos de transporte remunerado de passageiros, a exemplo de mototáxi não cadastrado, transporte escolar atuando irregularmente e vans clandestinas.

Com o objetivo de coibir o transporte clandestino durante os festejos juninos, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), através da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), realiza a Operação São João em pontos estratégicos de saída da capital baiana. A operação foi iniciada na última terça-feira (20) e ocorre em locais estratégicos, ou seja, nas proximidades dos terminais da rodoviária, aeroporto e ferry boat.  

A coordenadora de Táxis e Transportes Especiais (Cotae) da Semob, Luila Neves, explicou que o setor opera diariamente em toda a cidade, mas intensifica as ações em períodos de fluxo intenso de chegada e saída de pessoas de Salvador, como no São João e no Carnaval. “Nas grandes festas o trabalho é feito de maneira mais direcionada, em pontos chaves. As operações de fiscalização são feitas por abordagem dos agentes de trânsito e transporte da Semob e contam com o apoio da Polícia Militar da Bahia”, detalhou. 

O foco da abordagem são veículos suspeitos de transporte remunerado de passageiros, a exemplo de mototáxi não cadastrado, transporte escolar atuando irregularmente e vans clandestinas. Mas, durante as ações, também são averiguados itens de segurança dos veículos como luz de freio, pneu de socorro e estado de conservação do veículo, além de itens do motorista, a exemplo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do certificado do curso de condutor e fardamento. 

As ações de fiscalização serão retomadas pelas equipes do Setor de Combate ao Transporte Irregular de Passageiros (Secti), da Cotae, na segunda-feira (26), para verificar a procedência dos serviços de transporte oferecidos no retorno dos cidadãos para a capital. 

De acordo com Luila, o direcionamento da operação será na fiscalização de veículos chamados “ligeirinhos” e nos mototáxis que atuam de forma clandestina na capital. “Eles aproveitam para aliciar passageiros nos terminais e fazer viagens a outros bairros. Por isso, estaremos atentos”, assinalou.  

O que diz a lei – De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), combinado com a legislação municipal, veículos flagrados atuando de forma ilegal são passíveis de remoção e multa no valor de R$ 2,5 mil, que pode ser dobrada em caso de reincidência. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: ASCOM SEMOB

Related posts

Prefeitura monta esquema especial de serviços para Lavagem do Bonfim  

Fulvio Bahia

Bruno Reis destaca investimentos em cultura e diz que encontro do G20 em Salvador coroa momento da cidade

Fulvio Bahia

Saúde nos Bairros inicia atendimentos no Calabetão nesta terça-feira (23), em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais