Polícia Federal, Secretaria da Segurança Pública e Marinha atuam em conjunto para combater facção criminosa envolvida em explosões de bancos, tráfico de drogas e homicídios na Região Metropolitana de Salvador
A Polícia Federal (PF) e a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), com apoio da Marinha do Brasil, realizaram uma operação integrada de combate a uma quadrilha especializada em explosões de bancos, tráfico de drogas e homicídios nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (15).
De acordo com informações divulgadas pelas corporações, as seis ordens judiciais estão sendo cumpridas na Ilha de Maré, em Salvador, e em Candeias, na Região Metropolitana (RMS).
Cerca de 70 policiais federais, militares e civis atuam na ‘Operação Terra Livre’, que já tornou alvo alguns imóveis usados pelos criminosos. Embarcações da Marinha e aeronaves da PM (helicópteros e drones) dão apoio às equipes terrestres.
Segundo a PF, os suspeitos atuavam tanto na capital quanto nas proximidades, cometendo diversos crimes, dentre eles: tráfico de drogas, roubo a instituições financeiras e homicídios.
Ainda nas investigações, foi identificado que o núcleo criminoso fica escondido em Ilha de Maré, por ser considerada uma localidade de difícil acesso, com objetivo de se manterem ilesos.
Para ter acesso à situação, foi necessário montar uma estrutura coordenada envolvendo a Polícia Federal, órgãos vinculados à Secretaria de Segurança Pública da Bahia e Marinha do Brasil.
Durante as investigações, também foi possível identificar indivíduos vinculados à organização ostentando armamento de uso restrito livremente, na região de Ilha de Maré.
Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de entorpecentes, organização criminosa e Roubo.
Com informações do iBahia | Fotos: Alberto Maraux/SSP-BA