ArteCulturaHomenagemMúsicaReligiãoSalvador

Oratório de Santo Antônio de Keiller Rêgo volta às ruas no São João do Centro Histórico

No repertório arranjos dos cantos tradicionais e composições de Jota Veloso, Keiler Rêgo e Zezão Castro, homenageando o santo casamenteiro.

O Oratório de Santo Antônio, sob o comando do maestro Keiler Rêgo, está de volta às ruas de Salvador e em duas apresentações gratuitas no São João do Centro Histórico : no dia 11, às 17h, no Coreto Dona Flor, que abriga a programação musical do Merendas de Dona Flor, no Largo do Pelourinho, em frente ao casarão do antigo Museu da Cidade; no dia 12, às 18h30, no Coreto Santo Antônio, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo.

O Oratório de Santo Antônio é um musical que faz uma releitura dos tradicionais cantos da trezena a Santo Antônio, um verdadeiro convite à celebração pelo cantar. Nas duas apresentações, além do coral, formado com a comunidade em uma oficina desde janeiro, participam o grupo As Empandeiradas, uma orquestra de pandeiro feminina comandada por Wive Mello e os músicos Marcos Zanda (rabeca e violino) e André de Almeida (violão).

No repertório arranjos dos cantos tradicionais e composições de Jota Veloso, Keiler Rêgo e Zezão Castro, homenageando o santo casamenteiro. Segundo o maestro Keiller Rêgo o Oratório de Santo Antônio se apresenta tradicionalmente no mês de junho desde 1993, ou seja, completando 30 anos este ano. “Essa é primeira apresentação após a pandemia, um recomeço”, afirma Keiller que convida a todos para cantar junto com o Oratório canções como  “Hino”, “Incenso”, “Responso” e “Salve, oh! Antônio.

Para rezar e cantar mais em louvor a Santo Antônio

O artista plástico Rodrigo Guedes abre sua casa na Rua Direita do Santo Antônio, 559, uma residência-memorial dedicada à devoção da sua família a Santo Antônio, e monta, todos os anos no mês de junho, uma exposição/homenagem em forma de altar. No dia 11 começa o Tríduo de Santo Antônio, com a participação  especial do professor Juraci Tavares, apresentação do Coral do Mosteiro de São de São Bento, às 18h e Procissão de Abertura às 19h, onde andor do santo homenageado do ano (São Jorge) vai ao encontro de Santo Antônio, formando um belo cortejo no entorno da casa. Dias 12 e 13 novamente será realizada a reza para Santo Antônio, mas a partir das 19h30.

Na igreja dedicada ao santinho

Dias 11, 12 e 13 serão dias especiais da tradicional reza da trezena de Santo Antônio da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, que este ano tem como tema “Santo Antônio e a Misericórdia com os Pobres na Vivência do Evangelho”. Dia 11 a missa será celebrada pelo padre Jailson Jesus dos Santos, no dia 12 pelo padre Alberto Monte Alegre, sempre às 20h. No dia 13, dedicado a Santo Antônio, tem procissão às 17h30 pelas ruas do bairro  e Missa Campal às 19h, celebrada pelo bispo auxiliar Dom Valter Magno de Carvalho, no adro da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo.

A festa junina do Centro Histórico tem o patrocínio da Coca-Cola e da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult, da Saltur e da Fundação Gregório de Mattos, e será realizada pelos empreendedores, através da Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE) e pela Sole Produções. Recebe ainda apoio da iniciativa privada.

Fonte: Assessoria de imprensa da Secult – Marivaldo Filho | Assessoria de imprensa da ACHE / Sole Produções – Doris Pinheiro

Related posts

Verão da OSBA ocupa espaços do Complexo do TCA com extensa programação na primeira semana de janeiro

Fulvio Bahia

Cruz das Almas: São João incrementa faturamento do comércio e gera milhares de empregos temporários

Fulvio Bahia

Encontro Nordestino de Arborização Urbana acontece em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais