A competição começa nesta terça-feira (30) e vai até 07 de junho em Surf City com o número record de 297 atletas.
Os brasileiros Tatiana Weston-Webb, Luana Silva, Silvana Lima, Gabriel Medina, Filipe Toledo e João Chianca chegam em El Salvador para o 2023 Surf City El Salvador ISA World Surfing Games (WSG), competição que rende medalhas e orgulho nacional na corrida para vagas olímpicas.
O evento acontece em duas ondas de classe mundial em El Salvador, La Bocana e El Sunzal. As ondas La Bocana quebram para a esquerda e direita, perfeitas para o surf de alta performance. Já El Sunzal é uma direita longa que se estende por centenas de metros ao longo da costa.
Cinco novas nações serão representadas pela primeira vez, elevando o total de nações para um novo recorde de 64. São elas: República Tcheca, Índia, Letônia, Ilhas Maurício e Trinidad e Tobago.
As vagas de qualificação olímpica para as Américas, uma para homens e outra para mulheres, serão decididas nos Jogos Pan-americanos de Santiago 2023. Os cinco melhores homens qualificados e as cinco melhores mulheres qualificadas representando as Américas no WSG se qualificarão para Santiago 2023 e os vencedores desse evento garantirão as vagas olímpicas para seu continente.
Além dos competidores, Paulo Moura, vice-presidente da CBSurf está como chefe de equipe/técnico, Karina Abras como chefe de operação, Guga Arruda como técnico e o fisioterapeuta Marcelo Silveira fazem parte da equipe técnica da CBSurf.
Cronograma
30 de Maio: Cerimônia de Abertura, Dia 01 de competição
31 de Maio a 06 de Junho: Dias de competição
07 de Junho: Dia das Finais, Cerimônia de Encerramento
SOBRE O WSG
Originalmente chamado de Campeonato Mundial da Federação Internacional de Surf, os Jogos Mundiais de Surf coroaram os primeiros Campeões Mundiais de Surf em Manly Beach, Austrália, em 1964. O WSG tem coroado campeões desde então, com competições sendo realizadas nos cinco continentes do globo.
Os Jogos Mundiais de Surf é o principal evento de campeonato aberto da ISA, tendo servido como os primeiros eventos de qualificação olímpica em 2019 em Miyazaki, Japão e em 2021 em Surf City El Salvador.
Os últimos campeões dos Jogos Mundiais de Surf da ISA incluem o medalhista de ouro olímpico Italo Ferreira (BRA), o medalhista de prata olímpico Kanoa Igarashi (JPN), Sally Fitzgibbons (AUS), Jeremy Flores (FRA), Chelsea Hedges (AUS), Jordy Smith (RSA), Courtney Conlogue (EUA) e Sofía Mulánovich (PER).
Acompanhe o time Brasil no site https://isasurf.org/event/2023-surf-city-el-salvador-isa-world-surfing-games/ e nas redes sociais da CBSurf.
Fonte / Imagem: ASCOM CBSurf