CulturaLazerMúsicaTeatro

OSBA abre temporada 2023 com homenagem aos 150 anos de nascimento de Rachmaninoff em concerto gratuito

Apresentação acontece no dia 31/03 (sexta-feira), às 19h, na Catedral Basílica de Salvador, com regência do maestro Carlos Prazeres e participação do pianista Leonardo Hilsdorf

Dando início a sua Temporada 2023, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza um concerto gratuito no dia 31 de março (sexta-feira), às 19h, na Catedral Basílica de Salvador, localizado no Largo Terreiro de Jesus, Pelourinho.

Com curadoria artística e regência do maestro Carlos Prazeres, a OSBA homenageia neste concerto os 150 anos de nascimento do compositor russo Rachmaninoff (1873-1943), que tem como marca o próximo dia 1º de abril. 

O concerto terá a participação como solista de Leonardo Hilsdorf, um dos principais nomes da nova geração de pianistas brasileiros, que vem se apresentando com sucesso em palcos da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil. A apresentação também contará com solo do spalla da OSBA, o violinista chileno Francisco Roa.

Na homenagem a Rachmaninoff, serão interpretadas as obras “Vocalise, Op.34” e “Rapsódia sobre um tema de Paganini, Op.43” do compositor russo. O programa da apresentação também contará com as peças “Intermezzo da Ópera Cavalleria Rusticana”, do compositor italiano Pietro Mascagni (1863-1945), além do “Concerto para violino em Mi Maior”, do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Homenagem à Rachmaninoff

O ponto central do concerto de abertura da temporada 2023 da OSBA é a homenagem ao compositor russo Sergei Rachmaninoff. Na próxima data de 1º de abril, um dia após o concerto na Catedral Basílica de Salvador, o mundo da música de concerto estará celebrando os 150 anos de nascimento de Rachmaninoff, que é considerado um dos últimos grandes nomes musicais do estilo romântico.

“O concerto começará com a obra Vocalisee terminará com “Rapsódia sobre um tema de Paganini”, que se relaciona com a morte deste compositor russo, ocorrida em 28 de março de 1943, há 80 anos. “Rapsódia…” possui o tema “Dies Irae” (“Dia da Ira”), composição medieval alusiva à morte, e que é muito utilizada por diversos compositores na história da música”, explica Prazeres.

A apresentação ainda trará duas peças que estão relacionadas com o repertório interpretado pela OSBA no Festival Música em Trancoso, que ocorreu neste mês de março. São elas: “Intermezzo da Ópera Cavalleria Rusticana”, do compositor italiano Pietro Mascagni (1863-1945), música que esteve presente no concerto “Uma Viagem pelo Mundo”; além do “Concerto para violino em Mi Maior BWV 1042”, do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), peça que estava no repertório da apresentação “Bach Etéreo”.

31/MAR (SEXTA-FEIRA) – CONCERTO DE ABERTURA DA TEMPORADA 2023 DA ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA

Horário: 19h

Local: Catedral Basílica de Salvador (Largo Terreiro de Jesus, Pelourinho)

Entrada: Gratuita

Regente: Carlos Prazeres

Solistas: Leonardo Hilsdorf (piano) e Francisco Roa (violino)

Programa:

P. MASCAGNI – “Intermezzo” da Ópera Cavalleria Rusticana

J. S. BACH – Concerto para violino em Mi Maior, BWV 1042

S. RACHMANINOFF – Vocalise, Op.34

S. RACHMANINOFF – Rapsódia sobre um tema de Paganini, Op.43

Fonte / Imagem: ASCOM TCA

Related posts

Prefeitura entrega dois campos requalificados com gramado sintético no Bairro da Paz e São Marcos, na capital baiana

Fulvio Bahia

Missão Impossível 7 │ 5 motivos para assistir ao novo filme de Tom Cruise

Fulvio Bahia

No Dia Nacional do Livro Infantil, FGM promove contação de história para crianças na Biblioteca Edgard Santos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais