ArteCulturaLazerMúsicaOSBA

OSBA faz Concerto de Abertura da Temporada 2024 neste domingo na Igreja de São Francisco, no Pelourinho

Apresentação começa às 17h e a entrada é gratuita. Programa traz obra do compositor austríaco Anton Bruckner e será regido pelo maestro Carlos Prazeres

A Orquestra Sinfônica da Bahia realiza neste domingo (07/04), às 17h, o Concerto de Abertura da Temporada 2024 da OSBA. A apresentação acontece na Igreja de São Francisco, localizada no Pelourinho, com entrada gratuita ao público (sujeita à lotação do espaço). 

O concerto será conduzido pelo maestro Carlos Prazeres e incluirá uma homenagem ao austríaco Anton Bruckner (1824-1896), celebrando os 200 anos de nascimento deste importante compositor da música de concerto, com a interpretação de sua “Sinfonia Nº 7 em Mi maior, WAB 107”.

Para o maestro da OSBA, comemorar o bicentenário de Bruckner, um compositor ainda pouco conhecido no Brasil, mas muito admirado na Europa, é uma oportunidade de conectar a obra deste artista com o público baiano, já que, segundo Carlos Prazeres, a música de Bruckner possui semelhanças com a Bahia como a grandiosidade, religiosidade e força. O regente acredita que essa celebração também tem potencial para que novos públicos apreciem o trabalho de Bruckner, especialmente os mais jovens.

“Bruckner influenciou compositores de trilhas para o cinema como John Williams, de ‘Guerra nas Estrelas’ e ‘Harry Potter’. Além disso, muitas pessoas desconhecem que sua obra é cantada até nos estádios de futebol. O riff de guitarra de ‘Seven Nation Army’, música da banda The White Stripes que foi adaptada por torcidas ao redor do mundo, é inspirado na quinta Sinfonia de Bruckner. Isso demonstra como a música deste compositor continua relevante e capaz de se conectar com o público”, diz Carlos Prazeres.

O maestro ainda destaca que o trabalho de Bruckner mexe com tensões musicais e com o sentimento de quem ouve suas composições.

“Ao ouvir alguma obra de Bruckner, vamos ficando com a respiração ofegante, sem saber bem o porquê, até que a música desemboca em uma sensação de plenitude espiritual, de busca pelo divino, que é o que este compositor buscava em suas composições”, complementa o maestro da OSBA.

SOBRE A OSBA: Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

SERVIÇO:

07/ABR (DOMINGO) – CONCERTO DE ABERTURA DA TEMPORADA
Horário: 17h
Local: Igreja de São Francisco (Pelourinho)
Regente: Carlos Prazeres
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação do espaço)
Programa: A. BRUCKNERSinfonia Nº 7 em Mi maior, WAB 107

Programação OSBA ensaios abertos e cameratas – abril 2024

ENSAIOS ABERTOS

Neste mês, a Orquestra Sinfônica da Bahia realiza uma série de oito ensaios abertos entre os dias 02 e 19 de abril, sempre na Sala de Ensaios do Piso C do TCA. Para assistir aos ensaios, é necessário realizar a inscrição no formulário disponível no link no site e Instagram da OSBA e aguardar o e-mail de confirmação.

Dia 02/04 – das 10h às 11h20 – Sala de ensaios Piso C | TCA
Dia 03/04 – das 10h às 11h20 – Sala de ensaios Piso C | TCA
Dia 04/04 – das 10h às 11h20 – Sala de ensaios Piso C | TCA
Dia 05/04 – das 10h às 11h20 – Sala de ensaios Piso C | TCA
Dia 17/04 – das 10h às 11h20 – Sala de ensaios Piso C | TCA
Dia 17/04 – das 19h às 21h – Sala de ensaios Piso C | TCA
Dia 18/04 – das 10h às 11h20 – Sala de ensaios Piso C | TCA
Dia 19/04 – das 10h às 11h20 – Sala de ensaios Piso C | TCA

CAMERATAS

No mês de abril, teremos 16 novas oportunidades para o público assistir às nossas cameratas. Os quatro grupos de música de câmara da OSBA (Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar) realizarão ensaios abertos e apresentações em locais de Salvador como o Museu Geológico da Bahia, as bibliotecas Central do Estado, Monteiro Lobato, Anísio Teixeira e Juracy Magalhães, além de escolas e da Sala de Naipe da OSBA, no TCA. Confira abaixo a programação completa.

QUARTETO NOVO
02 de abril, às 14h – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
02 de abril, às 15h30 – Museu Geológico da Bahia (Corredor da Vitória)
03 de abril, às 8h30 – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
05 de abril, às 15h – Biblioteca Anísio Teixeira (Centro)

OPUS LUMEN
15 de abril, às 8h30 – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
15 de abril, às 10h30 – Escola Alfredo Amorim (Cidade Baixa)
16 de abril, às 8h30 – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
16 de abril, às 15h – Biblioteca Juracy Magalhães (Rio Vermelho)

QUADRO SOLAR
15 de abril, às 13h30 – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
15 de abril, às 15h – Biblioteca Central do Estado (Barris)
24 de abril, às 8h30 – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
24 de abril, às 15h – Escola Thales de Azevedo (Costa Azul)

BAHIA CORDAS
18 de abril, às 8h30 – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
18 de abril, às 15h – Biblioteca Monteiro Lobato (Nazaré)
19 de abril, às 8h30 – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
19 de abril, às 15h – Biblioteca Thales de Azevedo (Costa Azul)

Fonte / Card: ASCOM OSBA

Related posts

Exposição Nhe´ ẽ Se chega à CAIXA Cultural Salvador

Fulvio Bahia

Bienal do Livro: Lívia Natália, Jeferson Tenório e Conrado Mendes falam sobre a censura de textos literários na atualidade

Fulvio Bahia

“PATRIMÔNIO É…” explora as raízes culturais do Candomblé da Barroquinha e suas Matriarcas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais