Apresentação começa às 17h e a entrada é gratuita. Programa traz obra do compositor austríaco Anton Bruckner e será regido pelo maestro Carlos Prazeres
A Orquestra Sinfônica da Bahia realiza neste domingo (07/04), às 17h, o Concerto de Abertura da Temporada 2024 da OSBA. A apresentação acontece na Igreja de São Francisco, localizada no Pelourinho, com entrada gratuita ao público (sujeita à lotação do espaço).
O concerto será conduzido pelo maestro Carlos Prazeres e incluirá uma homenagem ao austríaco Anton Bruckner (1824-1896), celebrando os 200 anos de nascimento deste importante compositor da música de concerto, com a interpretação de sua “Sinfonia Nº 7 em Mi maior, WAB 107”.
Para o maestro da OSBA, comemorar o bicentenário de Bruckner, um compositor ainda pouco conhecido no Brasil, mas muito admirado na Europa, é uma oportunidade de conectar a obra deste artista com o público baiano, já que, segundo Carlos Prazeres, a música de Bruckner possui semelhanças com a Bahia como a grandiosidade, religiosidade e força. O regente acredita que essa celebração também tem potencial para que novos públicos apreciem o trabalho de Bruckner, especialmente os mais jovens.
“Bruckner influenciou compositores de trilhas para o cinema como John Williams, de ‘Guerra nas Estrelas’ e ‘Harry Potter’. Além disso, muitas pessoas desconhecem que sua obra é cantada até nos estádios de futebol. O riff de guitarra de ‘Seven Nation Army’, música da banda The White Stripes que foi adaptada por torcidas ao redor do mundo, é inspirado na quinta Sinfonia de Bruckner. Isso demonstra como a música deste compositor continua relevante e capaz de se conectar com o público”, diz Carlos Prazeres.
O maestro ainda destaca que o trabalho de Bruckner mexe com tensões musicais e com o sentimento de quem ouve suas composições.
“Ao ouvir alguma obra de Bruckner, vamos ficando com a respiração ofegante, sem saber bem o porquê, até que a música desemboca em uma sensação de plenitude espiritual, de busca pelo divino, que é o que este compositor buscava em suas composições”, complementa o maestro da OSBA.
SOBRE A OSBA: Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
SERVIÇO:
07/ABR (DOMINGO) – CONCERTO DE ABERTURA DA TEMPORADA
Horário: 17h
Local: Igreja de São Francisco (Pelourinho)
Regente: Carlos Prazeres
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação do espaço)
Programa: A. BRUCKNER – Sinfonia Nº 7 em Mi maior, WAB 107
Programação OSBA ensaios abertos e cameratas – abril 2024
ENSAIOS ABERTOS
Neste mês, a Orquestra Sinfônica da Bahia realiza uma série de oito ensaios abertos entre os dias 02 e 19 de abril, sempre na Sala de Ensaios do Piso C do TCA. Para assistir aos ensaios, é necessário realizar a inscrição no formulário disponível no link no site e Instagram da OSBA e aguardar o e-mail de confirmação.
Dia 02/04 – das 10h às 11h20 – Sala de ensaios Piso C | TCA
Dia 03/04 – das 10h às 11h20 – Sala de ensaios Piso C | TCA
Dia 04/04 – das 10h às 11h20 – Sala de ensaios Piso C | TCA
Dia 05/04 – das 10h às 11h20 – Sala de ensaios Piso C | TCA
Dia 17/04 – das 10h às 11h20 – Sala de ensaios Piso C | TCA
Dia 17/04 – das 19h às 21h – Sala de ensaios Piso C | TCA
Dia 18/04 – das 10h às 11h20 – Sala de ensaios Piso C | TCA
Dia 19/04 – das 10h às 11h20 – Sala de ensaios Piso C | TCA
CAMERATAS
No mês de abril, teremos 16 novas oportunidades para o público assistir às nossas cameratas. Os quatro grupos de música de câmara da OSBA (Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar) realizarão ensaios abertos e apresentações em locais de Salvador como o Museu Geológico da Bahia, as bibliotecas Central do Estado, Monteiro Lobato, Anísio Teixeira e Juracy Magalhães, além de escolas e da Sala de Naipe da OSBA, no TCA. Confira abaixo a programação completa.
QUARTETO NOVO
02 de abril, às 14h – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
02 de abril, às 15h30 – Museu Geológico da Bahia (Corredor da Vitória)
03 de abril, às 8h30 – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
05 de abril, às 15h – Biblioteca Anísio Teixeira (Centro)
OPUS LUMEN
15 de abril, às 8h30 – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
15 de abril, às 10h30 – Escola Alfredo Amorim (Cidade Baixa)
16 de abril, às 8h30 – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
16 de abril, às 15h – Biblioteca Juracy Magalhães (Rio Vermelho)
QUADRO SOLAR
15 de abril, às 13h30 – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
15 de abril, às 15h – Biblioteca Central do Estado (Barris)
24 de abril, às 8h30 – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
24 de abril, às 15h – Escola Thales de Azevedo (Costa Azul)
BAHIA CORDAS
18 de abril, às 8h30 – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
18 de abril, às 15h – Biblioteca Monteiro Lobato (Nazaré)
19 de abril, às 8h30 – Sala de Naipe Piso B (OSBA – TCA)
19 de abril, às 15h – Biblioteca Thales de Azevedo (Costa Azul)
Fonte / Card: ASCOM OSBA