Promover a melhoria das condições de trabalho e gerar renda, a partir do aumento da produção e da produtividade em Grupos Produtivos Locais (GPL). Esses são objetivos da parceria firmada entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e 23 consórcios públicos intermunicipais baianos, beneficiando um total de 37.200 famílias.
Os convênios dos Kits Produtivos estão entre as ações realizadas por meio dessa parceria, que visa fortalecer sistemas produtivos como o do Leite, Mel, Mandioca, Cacau, Café, Horticultura, Fruticultura, Ovinocaprinocultura e Galinha Caipira/produção de ovos. Para executar essa iniciativa, são adquiridos tablets e motocicletas para apoiar o trabalho das equipes técnicas das prefeituras, que prestam o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), e insumos para fomentar a produção de agricultores e agricultoras familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados e assentadas da reforma agrária.
São disponibilizados, também: kits de irrigação e de apicultura, insumos para correção do solo, máquinas forrageiras, tanques de resfriamento de leite, mudas de palma forrageira, de mandioca e de cacau, além da disponibilização de análise de solo, implantação de galinheiros rústicos para a criação de galinhas caipiras voltada à produção de ovos, dentre outras ações.
Entre os convênios firmados está o do Consórcio Alto Sertão, que inclui a implantação de um total de 17 maniveiros nos municípios que integram o consórcio, a exemplo do que foi implantado no Assentamento Nova União, localizado no município de Sebastião Laranjeiras, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. O maniveiro é uma área destinada à multiplicação de manivas/mudas de mandioca para distribuição entre beneficiários (as).
João Joaquim da Silva, agricultor e presidente da Associação do Assentamento Nova União, acompanhou todo o processo de plantio, desde que as mudas foram entregues, e se surpreendeu com o resultado da ação: “quando a gente recebeu as 10 mil mudas nem acreditava que iam desenvolver. Era um palitinho, parecia uma caneta, mas hoje está a coisa mais linda do mundo. Agradeço pelo maniveiro. Muito bom e bem implantado dentro do Assentamento Nova União. Vai ser importante para mim e para mais gente”.
Do maniveiro do Assentamento Nova União, sairão manivas/mudas para a implantação de um novo maniveiro e as raízes serão utilizadas para a produção de goma e farinha para os (as) associados (as). O engenheiro agrônomo, Alex Soares, coordenador técnico do convênio dos kits produtivos pelo Consórcio Alto Sertão, avaliou a importância esse e outros investimentos oriundos da parceria.
“Para nós, foram de suma importância esses investimentos realizados pelo Governo do Estado, visando fomentar as cadeias produtivas do leite, da mandioca e da galinha de postura. As famílias já percebem a mudança nas suas vidas”, destacou.
De acordo com o engenheiro agrônomo, a avicultura e a bovinocultura de leite estão em crescimento de produção, produtividade e valorização do produto. A bovinocultura de leite ganhou reforço depois da chegada dos tanques resfriadores.
Na comunidade Vesperina, no município Riacho de Santana, o produtor Jorgimar Ribeiro Martins, conta como era antes dos tanques resfriadores e depois que passaram a contar com o equipamento: “nós vendíamos o leite a R$ 0,50 o litro, na época de chuva, e R$ 0,95 na seca, era um sacrifício para vender, mas depois que chegou o tanque, graças a Deus, melhorou 100%”. A produção diária da comunidade está em torno de 500 litros de leite, atualmente.
A ação conta com o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), fomento à produção, agregação de valor, operacionalização do crédito rural, ações de regularização fundiária e ambiental e as ações de comercialização. São executadas de forma integrada, potencializando o sistema produtivo de maior destaque no GPL.
Fonte: Ascom/CAR
Foto: Divulgação