Agricultura FamiliarBahia

Parceria entre a CAR e consórcios públicos criam novas perspectivas para agricultores familiares

Promover a melhoria das condições de trabalho e gerar renda, a partir do aumento da produção e da produtividade em Grupos Produtivos Locais (GPL). Esses são objetivos da parceria firmada entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e 23 consórcios públicos intermunicipais baianos, beneficiando um total de 37.200 famílias.

Os convênios dos Kits Produtivos estão entre as ações realizadas por meio dessa parceria, que visa fortalecer sistemas produtivos como o do Leite, Mel, Mandioca, Cacau, Café, Horticultura, Fruticultura, Ovinocaprinocultura e Galinha Caipira/produção de ovos. Para executar essa iniciativa, são adquiridos tablets e motocicletas para apoiar o trabalho das equipes técnicas das prefeituras, que prestam o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), e insumos para fomentar a produção de agricultores e agricultoras familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados e assentadas da reforma agrária.

Foto: Arquivo Consórcio Alto Sertão e Franklim Sales

São disponibilizados, também: kits de irrigação e de apicultura, insumos para correção do solo, máquinas forrageiras, tanques de resfriamento de leite, mudas de palma forrageira, de mandioca e de cacau, além da disponibilização de análise de solo, implantação de galinheiros rústicos para a criação de galinhas caipiras voltada à produção de ovos, dentre outras ações.

Entre os convênios firmados está o do Consórcio Alto Sertão, que inclui a implantação de um total de 17 maniveiros nos municípios que integram o consórcio, a exemplo do que foi implantado no Assentamento Nova União, localizado no município de Sebastião Laranjeiras, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. O maniveiro é uma área destinada à multiplicação de manivas/mudas de mandioca para distribuição entre beneficiários (as).

Foto: Arquivo Consórcio Alto Sertão e Franklim Sales

João Joaquim da Silva, agricultor e presidente da Associação do Assentamento Nova União, acompanhou todo o processo de plantio, desde que as mudas foram entregues, e se surpreendeu com o resultado da ação: “quando a gente recebeu as 10 mil mudas nem acreditava que iam desenvolver. Era um palitinho, parecia uma caneta, mas hoje está a coisa mais linda do mundo. Agradeço pelo maniveiro. Muito bom e bem implantado dentro do Assentamento Nova União. Vai ser importante para mim e para mais gente”.

Do maniveiro do Assentamento Nova União, sairão manivas/mudas para a implantação de um novo maniveiro e as raízes serão utilizadas para a produção de goma e farinha para os (as) associados (as). O engenheiro agrônomo, Alex Soares, coordenador técnico do convênio dos kits produtivos pelo Consórcio Alto Sertão, avaliou a importância esse e outros investimentos oriundos da parceria.

“Para nós, foram de suma importância esses investimentos realizados pelo Governo do Estado, visando fomentar as cadeias produtivas do leite, da mandioca e da galinha de postura. As famílias já percebem a mudança nas suas vidas”, destacou.

De acordo com o engenheiro agrônomo, a avicultura e a bovinocultura de leite estão em crescimento de produção, produtividade e valorização do produto. A bovinocultura de leite ganhou reforço depois da chegada dos tanques resfriadores.

Na comunidade Vesperina, no município Riacho de Santana, o produtor Jorgimar Ribeiro Martins, conta como era antes dos tanques resfriadores e depois que passaram a contar com o equipamento: “nós vendíamos o leite a R$ 0,50 o litro, na época de chuva, e R$ 0,95 na seca, era um sacrifício para vender, mas depois que chegou o tanque, graças a Deus, melhorou 100%”. A produção diária da comunidade está em torno de 500 litros de leite, atualmente.

A ação conta com o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), fomento à produção, agregação de valor, operacionalização do crédito rural, ações de regularização fundiária e ambiental e as ações de comercialização. São executadas de forma integrada, potencializando o sistema produtivo de maior destaque no GPL.

Fonte: Ascom/CAR
Foto: Divulgação

Related posts

Bombeiros baianos já resgataram mais de 160 vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Fulvio Bahia

Sala Walter da Silveira celebra Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com exibições gratuitas

Fulvio Bahia

Com apenas duas ocorrências registradas, Guarda Civil Municipal apresenta balanço positivo do primeiro dia de Carnaval

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais