A Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), e o Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindipetro), celebraram oficialmente, na última quinta-feira (3), a assinatura do Termo de Cooperação Técnica que prevê ações conjuntas para fortalecer o acesso à leitura e à cultura no estado. O evento, realizado em Salvador, reuniu representantes das duas instituições, além de servidores e convidados.
Durante a cerimônia, a coordenadora-geral do Sindipetro Bahia, Elizabete de Jesus Sacramento, destacou a importância da parceria: “Acreditamos que cultura e educação são pilares fundamentais para a transformação social. Essa colaboração com a Fundação Pedro Calmon nos permitirá ampliar as possibilidades de acesso à literatura e fortalecer a formação cultural de trabalhadores, suas famílias e da sociedade baiana como um todo.”
O chefe de gabinete da FPC, Caruso Costa, também celebrou a iniciativa e reforçou o compromisso da instituição. “Estamos felizes em formalizar essa parceria estratégica com o Sindipetro, que compartilha conosco o objetivo de democratizar o acesso ao livro e à leitura. Com essa união, conseguimos levar ainda mais livros, conhecimento e oportunidades de formação para diversos espaços da Bahia.”
Já a diretora de Bibliotecas Públicas da FPC, Tamires Conceição, ressaltou os impactos diretos do projeto. “As ações previstas – como oficinas de escrita criativa, mediação de leitura e a doação de livros – terão um impacto real na formação de leitores e no fortalecimento das bibliotecas públicas e comunitárias. Essa é uma parceria que gera frutos concretos e fortalece o sistema de bibliotecas no estado.”
Na ocasião, também foi apresentada a BIBLIO Petro, uma biblioteca que será aberta com o apoio da FPC. O espaço será mais um ponto de incentivo à leitura e ao conhecimento, proporcionando acesso a um acervo diversificado para os trabalhadores do setor petrolífero e a comunidade em geral. A iniciativa reforça o compromisso da parceria em ampliar o alcance da literatura e estimular a formação de novos leitores.
Próximos passos da parceria
O acordo prevê nos próximos quatro anos, a realização de oficinas envolvendo diversas linguagens artísticas, eventos para estimular o lançamento de livros, bem como a leitura e a escrita, além da ampliação do acervo das bibliotecas públicas estaduais, municipais e comunitárias do estado.
As primeiras ações já começam neste semestre, com um calendário de atividades em unidades da FPC e nos espaços do Sindipetro Bahia. O cronograma completo será divulgado posteriormente nos canais de comunicação de ambas as instituições.
A FPC e o Sindipetro reforçam o compromisso de seguir promovendo iniciativas que incentivem o hábito da leitura e da escrita, aproximando ainda mais a literatura do povo baiano.
Fonte / Foto: Ascom/FPC