Meio AmbienteMunicípiosPreservação AmbientalSustentabilidade

Paulo Afonso: Seminário sobre o Rio São Francisco contempla ações da Semana do Meio Ambiente

Nesta terça-feira (4), como parte da programação da Semana de Meio Ambiente, aconteceu o seminário e mesa redonda, no Auditório do Memorial Chesf.

A abertura contou com a participação da Associação Indígena Pankararé da comunidade da Aldeia Serrota. Em seguida, houve a composição da mesa formada pela representante da Secretaria de Meio Ambiente, Dajana Nóbrega, o subsecretário de Educação, Pedro Gomes, o representante da Secretaria de Turismo, Marcelo Moreira, a representante da Codevasf, Magda Moreira, o representante do ICMBio, Emerson Leandro, o representante da UNEB, Ruy Tenório, o representante do Sebrae, Fábio Alves e a coordenadora do Curso de Medicina da Univasf Campus Paulo Afonso, Diana.

“É muito gratificante a gente está participando desse momento, porque a gente dialoga com as universidades, a população e usuários. A gente consegue de fato conversar sobre o território onde os pescadores trabalham e atuam, trazendo o tema Rio São Francisco e trabalhando desafios e as oportunidades”, explicou Dajana Nóbrega.

O Engenheiro Agrônomo (UFAL), professor da UNEB e pesquisador do Observatório COMRIOS/ UNEB, Ruy Tenório, ministrou uma palestra com o tema O Rio São Francisco e o homem: Aspectos estruturantes de um novo ambiente.

“Se fala muito do Rio São Francisco, mas pouco se conhece como trabalhar e agir em algo desconhecido. O objetivo é trazer uma informação, uma conscientiza acerca do conhecimento do Rio. O Rio São Francisco está em uma área muito estratégica, porque a grande parte está na região semiárida e por causa disso pode produzir mais e também a questão climática é amenizada por causa desse Rio”, explicou.

Durante todo o dia serão realizadas palestras diversificadas sobre o tema “Salve” Velho Chico, desafios e oportunidades”, com o objetivo de reforçar a necessidade de preservar, estudar e desenvolver iniciativas para o Rio São Francisco e o Meio Ambiente.

“Eu venho trazendo a mensagem que o turismo em Paulo Afonso vai se desenvolvendo de forma consistente na medida que a gente transforma a nossa vocação em inovação. Se a gente espera que o ecoturismo em Paulo Afonso dê resultado a gente precisa trazer serviços, inovar, ser diferente e proporcionar algo ao visitante”, ressaltou o palestrante, Ernesto Ribeiro.

Palestras:

– Tema “O Rio São Francisco e o homem: Aspectos estruturantes de um novo ambiente”, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo (UFAL), professor da UNEB e pesquisador do Observatório COMRIOS/ UNEB, Ruy Tenório.

– Tema “Estratégias e oportunidades de atrair ecoturistas com foco nos lagos e Cânions do São Francisco”, ministrada pelo Mestre em Administração Estratégica Sócio da Cria Rumo, Ernesto Ribeiro.

– Tema “Áreas protegidas na bacia hidrográfica com destaque ao papel do MONA como ligação do Alto ao Baixo São Francisco”, ministrada pelo Analista Ambiental ICMBio, Osmar Barreto.

– Tema “Conservação em Foco: Estratégias para prevenir Espécies Exóticas Invasoras”, ministrada pela representante do projeto GEF pró-espécies do ICMBio, Luane Simplício.

Fonte: SECOM PMPA
Foto: Divulgação

Related posts

Em Vitória da Conquista, PRF prende foragido da Justiça do Rio Grande do Norte

Fulvio Bahia

Prefeitos baianos ligam o alerta com pressão de gastos previdenciários sobre as contas municipais

Fulvio Bahia

Vitória da Conquista: SMS e SMDR alinham ações de inspeção contra o abate clandestino de aves

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais