CulturaEducaçãoLiteratura

Pedagogas baianas abordam saúde emocional das crianças em livros infantis

Denise Vaz Bela e Emile Lima trouxeram sua experiência com os pequenos para a literatura

Denise Vaz Bela e Emile Lima são duas pedagogas baianas que partilham interesses em comum: a educação e literatura. Com os livros Kitty sabe Esperar e Leo, o Camaleão, as autoras ampliaram espaço de pertencimento fazendo dos livros terreno fértil para falar de temáticas que fazem parte da vida das crianças, pais e educadores. Com ludicidade, as escritoras dialogam com o público mirim sobre paciência, aceitação e amor próprio.

Psicopedagoga e mãe de dois filhos, Denise Vaz Bela usou da criatividade para dar vida a Kitty.A personagem negra e de olhos escuros arranja maneiras inusitadas para nos ajudar a entender como o tempo funciona. “Escolhi uma menina da minha cor, com olhos parecidos com os meus, como reflexo da minha identidade. É importante que a gente se veja na literatura”, destaca a educadora que deixa, na entrelinhas, dicas que podem ajudar os pais na construção do exercício diários de paciência com os seus filhos.

Já Emile Lima é também mãe, pedagoga e ainda psicóloga. A escritora, que nasceu em São Sebastião do Passé, trabalhou em algumas escolas até que sentiu a necessidade de contribuir de outra forma. Autora de Qual a cor da sua emoção, ela acaba de lançar seu novo livro Leo, o Camaleão. Em pauta questões emocionais adaptadas para serem entendidas pelo público infantil. Léo, o Camaleão terá eventos de lançamento em setembro, que tem como cor o amarelo para alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. “As crianças se identificam com histórias e personagens. Há uma maneira de abordar temas complexos com leveza, delicadeza, adaptando mensagem ao universo infantil. Assim é possível ajudar a normalizar conversas sobre emoções e sentimentos, diálogos muitas vezes difíceis e estranhos para muitas famílias, mas que permitem encorajar as crianças a expressarem o que sentem sem medo ou vergonha”, declara Emile Lima.

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação

Related posts

Exposição com charges sobre sustentabilidade é lançada na UFBA, durante Semana do Meio Ambiente

Fulvio Bahia

Na festa de Iemanjá, Governo do Estado e Ministério da Igualdade Racial anunciam investimento de R$ 9 milhões em editais

Fulvio Bahia

Projeto “Residência Artística nas Escolas” leva Cultura às periferias de Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais