O Parque Pedra de Xangô, em Cajazeiras X, receberá no próximo domingo (12) o Grupo Baobá da Bahia para o coquetel de lançamento da cartilha educativa “Encantos da Preservação”. A distribuição do material informativo será de forma gratuita. O evento é aberto ao público e acontecerá das 9h às 12h, no auditório.
A cartilha é dedicada à ancestralidade do povo axé. O manual foi escrito por Ekedy Sinha, em formato bilingue (português e inglês). O objetivo da cartilha é discutir a preservação das ações ritualísticas dentro da matriz africana e suas ancestralidades. Também aborda questões sociais sobre a natureza, como o comprometimento com o meio ambiente com o intuito de fazer oferendas conscientes.
Segundo a gestora cultural do Grupo Baobá, Sueli Melo, orientar as pessoas de matrizes africanas utilizando a forma escrita tem uma importância significativa. “Nós de matrizes africanas temos o hábito de comunicação oral, nós não temos a prática da linguagem escrita. Então, é uma coragem do público participar, as pessoas precisam tomar o conhecimento dessa cartilha como orientação em pró da natureza”, afirma.
Ancestralidade – O Parque Pedra de Xangô, localizado na poligonal da Área de Proteção Ambiental (APA) Vale da Avenida Assis Valente, em Cajazeiras X, foi instalado pela Prefeitura de Salvador em maio de 2022, após tombamento como Patrimônio Cultural da cidade em 2017. O parque possui vegetação remanescente de Mata Atlântica e reforça o caráter sagrado do local e de preservação do meio ambiente.
A formação rochosa de oito metros de altura e, aproximadamente, 30 metros de diâmetro, é considerada um monumento natural, um marco na história de resistência daqueles que sofreram com a escravidão em Salvador. Segundo a tradição oral, o local servia como passagem e esconderijo de quilombolas perseguidos e uma referência para os adeptos das religiões de matriz africana.
Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto