ArteCulturaDançaMúsicaSalvador

Pelourinho recebe cortejo de afoxés nesta quarta-feira (20)

Ação visa salvaguardar grupos históricos

O Pelourinho será palco, nesta quarta-feira (20), às 15h, de um cortejo de afoxés com mais de 30 grupos. O desfile sairá do Terreiro de Jesus e percorrerá as ruas do Centro Histórico de Salvador. A ação integra o projeto “Afoxé Cultura Ancestral”, importante iniciativa para a preservação e reconhecimento cultural desse grupo. 

O reconhecimento do desfile de afoxés como patrimônio imaterial do Estado da Bahia, por meio do Decreto nº 12.484 de 2010, ressalta a importância histórica dessas manifestações culturais. No entanto, a ausência de um plano de salvaguarda para esses desfiles, reconhecidos há mais de uma década, destaca a urgência desse projeto para proteger e fortalecer tais expressões culturais.

Um seminário e uma mostra também integrarão o evento que visa a valorização da cultura de matriz africana, elaboração de um plano de proteção do afoxé e preservação desse bem imaterial existente há 138 anos.

O afoxé, com suas raízes profundamente ligadas à matriz religiosa do candomblé, é representado por elementos como oralidade, memória, rituais, formação de irmandades e dos terreiros de candomblé. Mantendo-se vivo por meio de desfiles e ensaios carnavalescos e reconhecido por saudar os orixás, os afoxés reverenciam divindades por meio de músicas, danças e instrumentos específicos.

A culminância do projeto se dará com o seminário no dia 19 de dezembro, às 14h, no Solar Ferrão, no qual serão discutidas políticas públicas voltadas para a cultura. O evento contará com palestrantes, convidados e representantes dos afoxés, além de apresentações musicais e um coquetel com culinária afro-brasileira.

Uma mostra será aberta na mesma ocasião e exibirá adereços e indumentárias de valor cultural para os afoxés, representando a matriz africana e sua ancestralidade. A mostra permanecerá no espaço por dois meses com acesso gratuito.

O projeto realizado pelo Grêmio Comunitário Cultural Olorum Baba Mi conta com a iniciativa do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), que desenvolveu um plano de trabalho de salvaguarda dos desfiles de afoxés e visa o reconhecimento desse grupo.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Biz
Foto: Fulvio Bahia / Arquivo Caderno Baiano

Related posts

Baiano Orlando Neto vence quadro ‘Pequenos Gênios’ do programa Domingão com Huck

Fulvio Bahia

Prefeitura reúne-se com empresa francesa que vai investir R$ 190 milhões e gerar 600 empregos em Salvador

Fulvio Bahia

Bióloga aponta cuidados essenciais durante período de reprodução de escorpiões em Salvador  

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais