BahiaInovaçãoSaúdeTecnologia

Pesquisadores baianos criam aplicativo que gerencia dados de saúde

A iniciativa pretende entrar no mercado logo após a consolidação do aplicativo e a construção de parcerias.

Reunir o histórico de vacinas, prontuários, remédios, comorbidades e exames realizados ao longo da vida de uma pessoa é de extrema importância diante de um tratamento médico, mas pode ser uma tarefa difícil. Pensando em facilitar o acesso a esses documentos, o pesquisador Juca Muthier, de Salvador, se reuniu com um grupo multidisciplinar de profissionais e desenvolveu ‘Blu’, um aplicativo que centraliza todos os dados clínicos das pessoas em um único lugar.

Originalmente, a startup Blu funciona como um gerenciador de saúde pessoal. O aplicativo surgiu após cinco meses de pesquisa e seu desenvolvimento é focado na troca de informações entre médicos e pacientes, que alimentarão o programa individualmente por meio do registro desses dados. “Consideramos que temos hoje uma versão Beta funcionando, onde é possível agendar, realizar e acompanhar consultas médicas, porém ainda é necessário realizar melhorias e adequar para uma melhor experiência”, explica Muthier.

A iniciativa pretende entrar no mercado logo após a consolidação do aplicativo e a construção de parcerias. Para os desenvolvedores do projeto, o aplicativo contribuirá de forma efetiva com a população. “Ao fazer o paciente ser dono do seu histórico médico e de seus prontuários e facilitar o registro e gerenciamento da saúde pessoal, nós contribuímos para uma sociedade mais consciente e ativa no cuidado com sua saúde”, disse o pesquisador.

Além de Juca Muthier, o projeto reúne os pesquisadores Alice Nery, Harrison Henri, Philippe Quadros e Daniel Melo, que são das áreas de Engenharia de Controle, Automação e Elétrica, Sistemas da Informação, Ciência e Tecnologia e Ciências da Computação. O grupo recebe o incentivo do Programa Centelha, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que estimula a criação de empreendimentos inovadores e participou da incubação na InovAtiva.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação para contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail comunicacao.secti@secti.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Secti
Foto: Gabriel Pinheiro/Secti

Related posts

Bahia duela contra Santos pelas oitavas de final da Copa do Brasil

Fulvio Bahia

Ufba pesquisa uso da inteligência artificial pela imprensa

Fulvio Bahia

Em Caetanos, Governo do Estado entrega delegacia territorial, pelotão da PM e Mercado Municipal reformado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais