O tema do cuidado com a preservação ambiental e promoção de atividades sustentáveis, do ponto de vista do cuidado com os recursos naturais, está presente também na atuação da Petrobahia, uma das líderes em distribuição de combustíveis no Norte/Nordeste. A empresa produziu, pela primeira vez, um inventário de emissões de gases de efeito estufa, com um estudo auditado e já reconhecido pelo elevado nível de transparência dos resultados.
O inventário auxilia no entendimento e gerenciamento das emissões provenientes das atividades diretas, do uso de energia elétrica e dos processos de transporte e distribuição. A pesquisa também é fundamental para fortalecer o compromisso da companhia com práticas ambientais responsáveis e sustentáveis. O relatório de gases de efeito estufa da Petrobahia foi rigorosamente auditado por um Organismo de Verificação e Validação independente, certificado pelo INMETRO, e obteve a declaração de mais alto nível de confiança, que garante sua precisão e credibilidade.
“O inventário de gases de efeito estufa da Petrobahia S.A para o ano de 2023 está materialmente correto, é uma representação justa dos dados e informações de GEE e foi elaborado de acordo com as especificações”, afirma o texto do certificado. Para o engenheiro ambiental Augusto Moraes, que integra a equipe da Petrobahia, o reconhecimento concedido ao relatório atesta o comprometimento da empresa com a execução no presente e planejamento futuro de medidas de sustentabilidade ambiental.
“A Petrobahia identificou as mudanças climáticas como um dos temas centrais em seu levantamento de materialidade. O inventário de gases de efeito estufa é uma peça-chave na gestão deste tema, evidenciando nosso compromisso com avanços significativos na área. A avaliação rigorosa por um auditor independente, certificado pelo INMETRO, reforça a seriedade com que abordamos a sustentabilidade, integrando-a em todos os níveis da empresa e buscando superar as exigências legais para um impacto ambiental positivo”, completou.
Transição Sustentável
Comprometida com a luta contra as mudanças climáticas, a Petrobahia intensifica esforços na transição para fontes de energia mais sustentáveis. Desde 2023, a empresa já instalou cinco usinas de microgeração de energia solar em suas unidades, com a última sendo finalizada no início de 2024. Atualmente está expandindo esse projeto, com planos de adicionar mais quatro usinas de energia solar ainda este ano, com um investimento que pode chegar a R$ 5 milhões.
Fonte / Foto: ASCOM Petrobahia