Ação SocialBahiaInclusão SocialRacismoRacismoViolência

PGE-BA inaugura espaço Degraus da Reflexão em evento que promove o diálogo antirracista

Embora muitas pessoas se considerem antirracistas, é comum que, no cotidiano, não percebam os diversos comportamentos racistas que praticam, ainda que de forma inconsciente. Para promover conscientização e autotransformação, na manhã desta sexta-feira (8), a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) inaugurou o espaço Degraus da Reflexão, um ambiente concebido para estimular discussões e atitudes antirracistas, integrando a programação do Novembro Negro.

Localizado na sede da PGE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o espaço visa aprofundar o debate sobre equidade racial e reforçar o compromisso da instituição com a promoção da diversidade.

Em um evento que reuniu autoridades dos poderes Executivo e Judiciário, representantes de entidades sociais e servidores da PGE, o Degraus da Reflexão foi apresentado como um percurso interativo e instigante.

Através de mensagens distribuídas pelos degraus, os visitantes são incentivados a reexaminar comportamentos cotidianos, refletindo sobre atitudes e crenças que possam contribuir para combater o racismo estrutural, muitas vezes praticadas de forma inconsciente.

Com isso, o espaço não apenas desafia os visitantes a repensarem suas posturas, mas também permite que eles votem, em ato simbólico numa urna eletrônica, se consideram suas ações alinhadas a práticas verdadeiramente antirracistas.

Aberto com o Coral da PGE-BA, que cantou a música Sorriso Negro, sob a regência da maestrina Poliana Hubner, o evento contou com a presença da procuradora geral do Estado, Bárbara Camardelli, que descerrou a fita de inauguração e foi a primeira a subir os Degraus da Reflexão, ao lado da representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e de Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Aline Teles, seguidas pelas demais autoridades convidadas, que logo depois dirigiram-se ao Espaço de Convivência do órgão para apreciar a exposição 25 de julho, 25 mulheres: Negritudes, Circularidades e Resistências pela Liberdade.

Bárbara Camardelli destacou a importância de ações efetivas para o combate ao racismo institucional, que persiste como um desafio social e cultural.

“Apesar de termos que nos direcionarmos para fazer um exercício diário de prática antirracista, estes momentos são importantes como um ato simbólico de luta e resistência. Este é um recurso pensado pelo nosso Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, a quem agradeço, por empenharem-se efetivamente em gerar mudanças comportamentais e ampliar a conscientização sobre as complexidades do racismo”, pontuou Camardelli.

Política de Equidade

Autoridades e representantes de entidades sociais permaneceram no Espaço de Convivência, onde aconteceu a assinatura da Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da PGE-BA, celebrada ao final com a apresentação de um trio de cordas da Orquestra Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), formado por Pedro Souza, Eliseu Henrique e Zaila Gois.

Aline Teles, representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), parabenizou a iniciativa, que considerou extremamente importante. Emocionada, a coordenadora da Sepromi declarou que ela mesma, quando menina, passou pelo processo de assumir sua identidade e aceitar seus cabelos crespos, por exemplo. “É essencial ter uma infância negra antirracista, e espaços como estes são importantes para fazer a gente refletir e valorizar as pessoas negras”, ressaltou.

A abertura do Degraus da Reflexão também reforça a programação do Novembro Negro, destacando a postura ativa da PGE-BA contra o racismo em todas as suas formas e o compromisso com uma política interna e externa de equidade e inclusão. A experiência interativa oferecida ao público e aos servidores foi um convite à introspecção, fomentando a prática de ações que vão além do discurso e contribuam, de fato, para uma convivência antirracista e igualitária.

Fonte: Ascom/PGE
Foto: André Frutuôso

Related posts

CSI realiza palestra sobre Brigada de Incêndio e sua Importância para funcionários do TCE e TCM

Fulvio Bahia

Estudo aponta riscos para os casos de baixa massa muscular e gordura intramuscular em pacientes com Covid-19

Fulvio Bahia

NAC Bahia realiza roda de conversa para mães atípicas no Clube dos Oficiais nesta quarta (14)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais