A Piscina Olímpica da Bahia, na Av. Bonocô, e o Estádio de Pituaçu sediam provas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2025, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), neste sábado (10), a partir das 8h. Os equipamentos do Governo do Estado serão palco pelo segundo ano consecutivo da etapa baiana do circuito nacional.
Salvador será a primeira capital do Nordeste a receber o Meeting em 2025, com 112 competidores – 65 do atletismo, no Estádio de Pituaçu; 30 na natação, na Piscina Olímpica; e 17 no tiro com arco, no Centro Universitário Jorge Amado. Na capital baiana as disputas valem para o alto rendimento e também como Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros.
Adelmare Junior, coordenador do Núcleo de Paradesporto da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, celebra o retorno do evento ao estado e falou do compromisso da gestão estadual com o paradesporto, inclusive nos seus equipamentos de referência.
“Estou muito contente com o retorno de um evento tão importante e que credencia os atletas com deficiência de toda a Bahia a disputar uma etapa nacional do CPB. Nós, do Governo do Estado, temos esse compromisso de fortalecer cada vez mais o paradesporto e projetar esses jovens atletas para outras grandes disputas, mantendo a tradição da Bahia de ser um grande celeiro de atletas nacionais e internacionais”, diz o coordenador.
O evento é realizado desde 2021 com o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, juntando os novos talentos e atletas de elite, o que contribui com o aprimoramento técnico da competição e das modalidades. Entre abril e agosto deste ano, o evento irá passar por todos os estados e pelo Distrito Federal.
Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: João Ubaldo / Sudesb