Ação SocialBahiaCarnavalGoverno do EstadoInclusão SocialServiços

Plantão Integrado registra mais de 2 mil ocorrências em cinco dias de Carnaval

O Plantão Integrado dos Direitos Humanos, composto por diversos órgãos e secretarias do governo estadual, além de representantes de outras esferas, já registrou 2.173 ocorrências relacionadas a diferentes situações de desrespeito a direitos durante o Carnaval. O balanço parcial foi apresentado na manhã desta terça-feira (13), mas o trabalho continua sendo executado até o final da festa em dois pontos fixos: na sede do Procon-BA, na Rua Carlos Gomes, e na Barra, no Edifício NAU, na Rua Alfredo Magalhães.

O secretário da SJDH, Felipe Freitas, enfatizou a importância do Plantão Integrado. “Possibilitou uma ação preventiva em todos os circuitos da folia, nos ajudou a identificar pontos de aprimoramento durante a festa e proporcionou atendimento direto a mais de 2 mil pessoas recebidas pelas nossas equipes, tanto nos postos físicos quanto por meio das equipes móveis”.

Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

Com foco especial em crianças e adolescentes, do total de ocorrências até a segunda-feira de Carnaval, mais de 400 foram acolhidos. Situações como exploração de trabalho infantil, negligência de vulneráveis, trabalho em condições precárias e dificuldade de acessibilidade estão entre as mais frequentes.

Neste Carnaval, as equipes de mobilização do Plantão Integrado circulam nos territórios tradicionalmente ocupados pela população LGBTQIAPN+, como o Porto da Barra, o Beco das Cores, o Passeio Público e o Largo 2 de Julho. Além disso, foram distribuídas cartilhas informativas sobre diversidade sexual e de gênero nos postos de atendimento das polícias.

O Plantão Integrado acompanha caso a caso em diálogo permanente com o Observatório Municipal da Discriminação Racial, LGBT e Violência contra Mulher, a Polícia Civil, Postos de Saúde e outros equipamentos da rede de cuidado e assistência.

Reunindo órgãos públicos das três esferas de governo e entidades da sociedade civil, o Plantão Integrado atua conjuntamente na proteção e defesa dos direitos humanos, seja prevenindo situações de violação, seja atendendo casos em que a situação de risco já esteja instalada.

Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

Durante todos os dias da folia, equipes estarão a postos nos pontos fixos para atendimento, recepção e registro de denúncias, além do encaminhamento de possíveis casos de violações de direitos. Os Plantões Integrados visam atender públicos prioritários da estratégia, como Crianças e Adolescentes, Pessoas com Deficiência, Pessoas Idosas, Pessoas LGBTQIAPN+, Consumidores, Mulheres, Pessoas Negras e Catadores de Recicláveis.

Ações de prevenção, abordagens sociais, visitas e fiscalizações em diferentes estruturas do Carnaval também fazem parte do trabalho dos diferentes órgãos do Plantão Integrado.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Divulgação

Related posts

Primeira-dama de Salvador visita Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência contra a Mulher no Carnaval

Fulvio Bahia

Bando de Teatro Olodum, Ilê Aiyê e Cortejo Afro abrem Novembro Negro nesta terça (7)

Fulvio Bahia

São João do Centro Histórico terá 25 dias de programação com arrasta-pé, gastronomia e brincadeiras tradicionais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais