BahiaCarnavalGoverno do EstadoSegurança Pública

PM reforça policiamento em pontos de ônibus nas proximidades dos circuitos

Para garantir a ordem e a segurança nos três circuitos do Carnaval de Salvador, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) está realizando operações ostensivas e repressivas nos corredores da festa, nas áreas de acesso e estações de transporte coletivo da capital baiana. Abordagens preventivas para quem vai entrar nos coletivos, carros de aplicativos e outros meios de transporte garantem a segurança dos foliões que chegam e saem dos circuitos da festa.

Uma das ações da PM no carnaval é a Operação Folia em Paz, que reforça a segurança nas principais vias de salvador e nas regiões próximas aos circuitos. Para o capitão Roberto Bonfim, responsável pela operação, os meios de transporte recebem atenção especial para garantir a segurança na locomoção das pessoas na ida e volta para casa. “São pontos focais de táxis, carros por aplicativo, estações de metrô, inclusive nos pontos de ônibus e nas estações de transbordo para que os trajetos dos foliões até os circuitos da festa sejam o mais tranquilo possível”.
Para a comerciante Lucijane Vieira, as operações são importantes porque deixam as pessoas mais tranquilas para aproveitar o carnaval. “Ajuda a diminuir o número de assaltos e deixa todo mundo mais tranquilo. Quem vem brincar o carnaval se sente muito mais seguro vendo a atuação da PM. O carnaval é a melhor festa do mundo, é alegria e diversão, não combina com medo. Vim todos os dias e fiquei em paz, sem nenhum incidente”.
Investimento
      
O investimento total do Governo do Estado para a operação de segurança no Carnaval da capital foi de R$ 70 milhões. Em 2023, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) está com um esquema especial de segurança para garantir a tranquilidade da festa, que pela primeira vez conta com o uso da tecnologia Long Term Evolution (LTE), por meio de rádios de comunicação em tempo real. A operação carnaval conta ainda com 42 Portais de Abordagens, equipados com câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial e detectores de metais.
Associado ao uso da tecnologia, a SSP, por meio também das Polícia Civil, Militar e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, empregou mais de 30 mil agentes para reforçar a segurança do cidadão nos dias do Carnaval. As Plataformas Elevadas de Observação (POE), equipadas com a tecnologia inteligente, também estão sendo empregadas na folia

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Joá Souza

Related posts

Equipe de Neurocirurgia do HGCA realiza procedimento inédito na Bahia em paciente com aneurisma cerebral

Fulvio Bahia

Morador de Cruz das Almas ganha R$ 100 mil no sorteio de julho da Nota Premiada Bahia

Fulvio Bahia

Encontro de servidores consolida o futuro da gestão ambiental da Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais