A Polícia Militar da Bahia (PMBA) anunciou um esquema especial para as Eleições 2024, mobilizando 29.206 policiais em todo o estado. O efetivo será distribuído pelos 417 municípios baianos, com foco no policiamento ostensivo e escolta de urnas, visando garantir a segurança de cerca de 11 milhões de eleitores no pleito de 6 de outubro. Além do radiopatrulhamento nas zonas eleitorais, serão reforçados pontos de interesse das autoridades eleitorais e eventos políticos.
Do total, 24.298 policiais atuam em unidades operacionais convencionais e administrativas, enquanto 4.908 pertencem a unidades especializadas. Para executar as escoltas e o policiamento ostensivo, 1.360 viaturas serão empregadas, e o estado investiu R$ 1,02 milhão em diárias para a tropa. Os policiais também receberam capacitação sobre crimes eleitorais, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) e o Ministério Público Federal.
As unidades de Comandos de Policiamento Especial e Policiamento em Missões Especiais serão responsáveis por 85 rotas de escolta das urnas, partindo do Centro de Distribuição do TRE. Oficiais de alta patente foram designados para acompanhar o processo em cidades estratégicas, como Alagoinhas, Irecê e Jequié. Relatórios de segurança serão atualizados ao longo do dia para monitorar o andamento do processo eleitoral.
Fonte: Panorama da Bahia
Foto: Joá Souza