Agricultura FamiliarAlimentaçãoBahiaGoverno do Estado

Política Estadual de Agroecologia garante extensão rural para a agricultura familiar na Bahia

A iniciativa conta com investimento de R$ 244 milhões.

A agroecologia é uma realidade na Bahia, cada vez mais fortalecida pelas políticas públicas, gerando renda para a agricultura familiar e garantindo alimentos saudáveis na mesa das famílias baianas e o respeito ao meio ambiente. Com a aprovação do projeto de lei do Governo que instituiu a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Peapo) na Bahia, as estratégias de desenvolvimento rural sustentável trarão impactos ainda mais positivos nas ações em andamento.

Por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está em execução direta no campo, desde janeiro de 2023, a maior Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural da história da Bahia: o ATER Biomas, que objetiva atender 38.880 famílias agricultoras, inseridas nos três biomas baianos: Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. A iniciativa conta com investimento de R$ 244 milhões e tem como tripé de sustentação a extensão rural, a produção de alimentos saudáveis e a comercialização dos produtos da agricultura familiar feitos em sistemas agroecológicos.

“As unidades produtivas familiares nos biomas da Bahia são as nossas aliadas para alcançar a sustentabilidade que o ATER Biomas propõe. Com a Chamada Pública, a Bahiater e a SDR incentivam a produção agroecológica, visando a preservação do meio ambiente, a geração de renda e, sobretudo, a segurança alimentar, tanto de quem produz, quanto de quem acessa esses alimentos nas feiras, nos mercados, em casa, na merenda escolar, numa ação fortemente atrelada ao que preceitua o programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado”, explica o superintendente da Bahiater, Lanns Almeida.

Para o agricultor Ariomar Oliveira, do Projeto de Assentamento (PA) Sossego I, no município de Santa Luzia, o desejo das famílias que fazem parte do PA é de melhorar suas produções agrícolas através dos serviços de ATER. “Somos cerca de 96 agricultores e estamos torcendo muito positivamente para que o ATER Biomas venha a fortalecer o nosso assentamento e os nossos agricultores, onde produzimos cacau, café, pimenta do reino, piaçava, aipim, coco e horticultura. Queremos melhorar a produção, principalmente, do cacau e da pimenta do reino. Somos gratos ao Governo do Estado, à Bahiater e à SDR por esse apoio”, destacou.

Extensão e agroecologia

Desse trabalho continuado da extensão rural realizado pela Bahiater/SDR, e em sintonia com o caráter transdisciplinar da política de agroecologia implantada na Bahia, já se concretizaram importantes ações nos territórios baianos, como a implantação do curso de Bacharelado em Agroecologia na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que foi concebido coletivamente com outras instituições e já realizou seu segundo vestibular. Além disso, estão em execução outras iniciativas de mobilização das comunidades em torno das Hortas nas Escolas, Quintais Produtivos Agroecológicos e Jornadas Agroecológicas.

Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)
Fotos: Manu Dias/GOVBA

Related posts

Projeto do Novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento é apresentado na Bolsa de Valores

Fulvio Bahia

Prefeitura inicia primeira grande requalificação do Vale do Canela

Fulvio Bahia

Estudante são beneficiados com a emissão do título eleitoral nas escolas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais