BahiaGoverno do EstadoMulher

Políticas para as Mulheres recebem atenção especial no PPA Estadual

No dia em que se inicia o mês de conscientização pelo fim da violência doméstica e familiar contra as mulheres no Brasil, com o Agosto Lilás, instituído pela Lei 3855/20, equipes das secretarias do Planejamento – Seplan e das Políticas pra Mulheres – SPM, lideradas, respectivamente, pelos secretários Cláudio Peixoto e Elisângela Araújo, se reuniram, na última terça-feira (1), para o alinhamento final dos componentes do PPA – Plano Plurianual 2024-2027 do Governo da Bahia, com atenção especial ao caráter transversal das ações programadas para promoção da inclusão socioprodutiva das mulheres, a igualdade de direitos e o combate à violência de gênero.

De acordo com o secretário Cláudio Peixoto, a secretaria de Políticas para as Mulheres tem exercido um papel fundamental, participando ativamente de todas as etapas de construção do PPA, contribuindo não só com sugestões para o aprimoramento do instrumento de planejamento, como no processo de sensibilização de todas as instâncias de governo para fortalecimento das políticas públicas, que irão compor um programa especial.

“Para o PPA 2024-2027 estamos desenvolvendo, a partir da linha de atuação adotada pelo governador Jerônimo Rodrigues, programas dedicados para áreas essencialmente transversais, valorizando temas sensíveis e públicos prioritários, cuja gestão dará uma atenção especial, a partir do monitoramento e avaliação das políticas públicas, como no caso das voltadas para as mulheres”, destaca o secretário da Seplan.

A participação da secretaria de Políticas para as Mulheres no PPA, o principal instrumento de planejamento governamental, foi destacada pela secretária Elisângela Araújo. “A importância da SPM-BA participar do PPA é contribuir para outras visões e dimensões vivenciadas pelas mulheres e que essas experiências passem a ocupar espaço central na política estatal e orçamentária. Para que prevaleça a demanda por autonomia econômica via inclusão socioprodutiva e para a ampliação dos direitos de cidadania em direção à maior igualdade de gênero”.

Além das questões relativas ao Plano Plurianual que será encaminhado para a Assembleia Legislativa até o final deste mês de agosto, a reunião também abordou a programação orçamentária do exercício de 2023 e algumas estratégias para aprimorar a cooperação entre as duas secretarias, com foco no desenvolvimento territorial e na articulação dos consórcios públicos, como forma de valorizar as políticas para as mulheres.

PPA Participativo

O processo de construção participativa do PPA 2024-2027 envolveu, desde o início do ano, aproximadamente 8500 pessoas nas 27 plenárias realizadas em todos os Território de Identidade e um conjunto de 1 mil servidores estaduais de todas as secretarias, órgãos e demais poderes da administração estadual.

Entre as etapas realizadas, destaque para a construção das matrizes estratégica, consolidando no PPA a visão de longo prazo do estado presente no PDI – Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2035; e a programática com a formulação dos programas, compromissos, indicadores e iniciativas, a partir da metodologia desenvolvida com base no planejamento situacional que tem como ponto de partida os problemas vivenciados pela população baiana.

Fonte: Ascom/SPM
Foto: Ane Novo

Related posts

Prefeitura segue com a oferta de serviços de saúde neste Outubro Rosa

Fulvio Bahia

Salvador acumula 17.979 novas vagas de emprego em 2024 e mantém liderança no Norte e Nordeste

Fulvio Bahia

Prefeitura publicará censo de população de rua de Salvador e abrirá 10 unidades para acolher dependentes químicos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais